O app mobile Microsoft Authenticator receberá em breve uma atualização com novos funcionalidades de gerenciamento de senha e preenchimento automático. A informação veio através do fórum da Microsoft, onde foi dito que os usuários poderão sincronizar senhas utilizando sua conta da Microsoft. O novo recurso permitirá que as pessoas utilizem a Microsoft como um provedor de preenchimento automático para utilizá-lo em aplicativos ou sites através dos navegadores Chrome (através de uma extensão) e Edge.

Anteriormente o app Microsoft Authenticator tem sido útil para realizar a autenticação de dois fatores para vários aplicativos. Agora, com o preenchimento automático e gerenciamento de senha, a pessoa poderá substituir o gerenciador de senhas da Google. A novidade deverá ser útil para os usuários do ecossistema Microsoft Office.

Exemplo de utilização de preenchimento automático de senhas feito pelo Microsoft Authenticator. Fonte: techcommunity.microsoft
Exemplo de utilização de preenchimento automático de senhas feito pelo Microsoft Authenticator. Fonte: techcommunity.microsoft

Lançamento e disponibilidade

Por enquanto a nova funcionalidade está sendo exibida somente como preview e pode ser acessada através da última atualização do app Microsoft Authenticator para Android ou iOS. Para acessar a função, basta ir em Configurações>Beta>Preenchimento automático e ativar o recurso. Para utilizar a função, você terá de ir às configurações de seu smartphone e buscar por "Preenchimento automático de senhas" no iPhone ou "Preenchimento automático" no Android, depois basta localizar a função "Autenticador" e alterar o serviço para Microsoft.

O que achou da novidade? Você utilizaria a ferramenta desenvolvida pela Microsoft para o gerenciamento de suas senhas? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!