A HMD Global, empresa que fabrica os smartphones com a marca Nokia, tem expectativa de expandir o seu portfólio de aparelhos e pretende anunciar em breve novos celulares para o mercado internacional, o que inclui o topo de linha da empresa Nokia 9.3.

Embora esse seja um lançamento esperado pelos fãs, nesse momento os holofotes estão virados para outro aparelho. Em sua conta na rede social chinesa Weibo, a empresa anunciou que um telefone com Android GO, uma versão mais leve e simples do Android Oreo 8, está para ser lançado na China. O anúncio oficial do aparelho vai acontecer em 15 de dezembro, revelou a conta da Nokia na rede.

Comunicado do anúncio do novo smartphone da Nokia, a ser apresentado com Android Go em 15 de dezembro. (Imagem> Divulgação/HMD Global, Nokia)
Comunicado do anúncio do novo smartphone da Nokia, a ser apresentado com Android Go em 15 de dezembro. (Imagem> Divulgação/HMD Global, Nokia)

Embora seja uma informação importante, isso é tudo o que sabemos. Nome, especificações e visual do aparelho não foram divulgados. Nesse momento, o que sabemos é que esse será o primeiro telefone da empresa com a versão leve do Android 8 na China. Até agora, os telefones mais baratos disponíveis foram o Nokia 3.1 Plus e o Nokia C3, ambos rodando o Android 10 normal.

Android Go na China

Pelo que bem sabemos, geralmente, o Android GO é uma plataforma que vem compatível com diversos aplicativos, porém na versão lite, esse é o caso do Gmail Go, Maps Go e Google Assistant Go, por exemplo. No entanto, nenhum desses aplicativos funcionam na China.

De qualquer forma, se a HMD Global anunciou que o dispositivo vai chegar com esse sistema, parece que a empresa deve ter encontrado alternativas para que possa de fato, executar o Android Go nesse mercado específico sem problema algum. Vamos esperar pra ver!