Em outubro, a HMD Global, fabricante dos aparelhos da marca Nokia, anunciou quais dispositivos da empresa receberiam a atualização para o Android 11. Confirmando o roteiro divulgado naquela ocasião, a fabricante anunciou agora, que o modelo do Nokia 8.1, ou Nokia X7 para alguns mercados, recebeu a atualização para a versão mais recente do sistema operacional do Google.

A confirmação veio em um vídeo postado no YouTube por um membro sênior do fórum XDA Developers, conhecido como hikari_calyx. No vídeo, ele não só mostrou a versão do Android 11 em um funcionamento no Nokia X7, como também forneceu instruções sobre como os usuários podem instalar a versão beta do sistema.

Vídeo incorporado do YouTube

Até então, o procedimento está em fase beta, e a atualização oficial da fabricante deve acontecer ainda este ano, caso os testes não enfrentem grandes problemas. Essa atualização disponibilizada pela HMD Global, também contém o patch de segurança do mês de dezembro.

Nokia 8.1 ou Nokia X7

O Nokia 8.1 faz parte do Android One, um programa do Google em parceria com diversas fabricantes de celulares que tem o objetivo de testar e entregar uma experiência mais simples aos celulares com Android. Em poucas palavras, os dispositivos que fazem parte deste programa recebem a versão mais pura do Android, com poucas ou nenhuma modificação. A vantagem é que as atualizações são mais rápidas entre si e acontecem geralmente em um prazo de dois anos. O Nokia 8.1 sai de fábrica com o sistema operacional Android 9.0 Pie.

Se você não conhece o Nokia 8.1 ou Nokia X7, fique calmo. Ele é um dispositivo que não chegou ao Brasil e nem deve chegar. Lançado em 2018, o aparelho é equipado com um SoC Qualcomm Snapdragon 710 e um ecrã Full HD+ de 6,18 polegadas com alto suporte dinâmico. A câmera principal do dispositivo é formada por duas lentes, sendo uma principal de 13 megapixels e outra de 12 megapixels. Para selfies, a câmera frontal é de 20 megapixels. A bateria do aparelho não é grande coisa para os dias de hoje, e conta com 3500 mAh e suporte a carga rápida.

A atualização do Android 11 para outros 13 aparelhos da Nokia acontecerão até o fim de 2021, e inclusive para aparelhos que temos no Brasil. Você pode conferir a lista clicando aqui.