De acordo com os dados coletados ao longo do ano, as estatísticas da empresa de análise de dados mobile, AppAnnie, revelou que em 2020 os consumidores terão baixado 130 milhões de aplicativos e gastarão US$112 bilhões em apps (incluindo microtransações dentro deles). Estes números refletem um aumento de 10% no número de downloads comparado ao ano passado e de 25% comparado ao valor gasto pelos usuários em 2019.

Geralmente, este grande crescimento tem como responsável os mercados emergentes (Brasil incluso), porém neste ano as coisas foram um pouco diferentes. Devido a pandemia de Coronavírus, houve uma aceleração na adoção de dispositivos mobile na ordem de 2 a 3 anos, tempo que demoraria para chegar neste patamar de utilização. A consequência disso foi o aumento da busca por apps focados em soluções digitais para trabalho, educação, entretenimento, compras e mais. Com isto, o aumento de downloads de aplicativos gerou um consideravelmente mais alto que o normal, e claro, os gastos com aplicativos também.

Em 2020 o número de downloads na loja de apps do Android, ao Play Store, superou em 160% a App Store, loja de aplicativos do iOS. Porém, tanto na App Store quanto na Play Store houve um aumento de 10% no número de aplicativos baixados comparado ao ano de 2019.

Número de downloads nas lojas de aplicativos mobile em 2020. Fonte: AppAnnie
Número de downloads nas lojas de aplicativos mobile em 2020. Fonte: AppAnnie

Analisando os aplicativos de jogos mobile, eles foram responsáveis por 45% do total de downloads e obtiveram um aumento de 5% comparado ao ano passado. Além disto, o número de horas gastas nos aplicativos aumentou também, chegando a ter um aumento de 25% comparado ao ano de 2019, com mais de 3,3 trilhões de horas no Android (o site AppAnnie não conseguiu obter dados do iOS).

Aumento da receita dos apps é devido ao aumento no tempo de uso dos mesmos

O aumento no tempo de uso dos aplicativos, citado acima, acabou gerando também um novo recorde anual de receita gerada por apps mobile em 2020, chegando ao número de US$112 bilhões. Os mercados que mais geram receita no mundo para o iOS são EUA, Japão e Reino Unido, enquanto para Android são EUA, Coreia do Sul e Alemanha.

Gastos em aplicativos no ano de 2020. Fonte: AppAnnie
Gastos em aplicativos no ano de 2020. Fonte: AppAnnie

O que achou dos números? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!