Na última segunda-feira (7), o blog da maior empresa de buscas anunciou a chegada do Google Play Pass no Brasil, serviço de assinaturas de apps e jogos para Android. A plataforma finalmente chega em solo brasileiro, o que acontece mais de um ano depois de seu lançamento nos Estados Unidos. Além do Brasil, o serviço chega também para Chile, Colômbia, México e Peru.

O acervo de aplicativos e jogos possui uma lista de 650 títulos, e o valor do plano é bem acessível, custando somente R$ 9,90 por mês ou R$ 89,99 no pagamento anual. Nesta coletânea estão incluídos aplicativos de nível avançado como o editor de imagem "Photo Studio Pro", e o editor de aúdio "Tunable". Games de sucesso também estão inclusos, como é o caso do "Stardew Valley", "This War of Mine" e "Limbo".

Aqueles que adquirirem a assinatura do serviço poderão utilizar todos os aplicativos e jogos disponíveis sem nenhum tipo de anúncio ou compras extras. Se você quiser testar o serviço, o Google disponibiliza um prazo de 10 dias para utilizar a plataforma totalmente grátis, e depois disso, você pode escolher uma forma de pagamento e continuar com a assinatura, ou simplesmente cancelar.

Google Play Pass começa com um acervo de 650 títulos entre apps e games.
Google Play Pass começa com um acervo de 650 títulos entre apps e games.

De acordo com o anúncio, a novidade começará a ficar disponível para aparelhos Android ainda esta semana, e no decorrer dos meses, mais jogos e games serão adicionados. Maria Sayans, CEO da Ustwo Games, disse que esse é um passo importante da empresa para promover a curiosidade do público.

"O Play Pass incentiva as pessoas a experimentar coisas novas, que elas não conheceriam de outra maneira".

Confira um vídeo de introdução para o Google Play Pass (em inglês);

Vídeo incorporado do YouTube

Como acessar o serviço e outras novidades

Segundo a empresa, o serviço ficará disponível em uma nova aba que poderá ser acessada dentro da Play Store (no momento da preparação dessa postagem, a aba ainda não estava disponível). Além disso, quando você navegar dentro da loja de aplicativos do Google, logo será possível identificar quais apps e games estão inclusos na assinatura do Play Pass, graças a uma etiqueta do serviço que será inserido nos aplicativos e jogos da plataforma.

Outra novidade é que a assinatura pode ser compartilhada com até cinco pessoas da mesma família, assim como já funciona a Biblioteca da Família do Google Play.

O Google Play Pass é um serviço que chega para competir com a sua rival Apple Arcade. Ambas plataformas tem quase o mesmo modo de utilização, porém com algumas diferenças fundamentais, e uma delas é que a plataforma do Google possui títulos que não fazem parte do investimento exclusivo de seus estúdios de produção. Já a Apple disponibiliza um serviço limitado a games e que são de sua própria autoria ou investimento.