A privacidade do usuário é um assunto que tem crescido nos últimos anos, visto que as pessoas estão atentando-se mais para às brechas de segurança que podem levar ao comprometimento das suas informações pessoais. É por isso que a Rússia está se preparando para lançar um smartphone protegido contra ameaças cibernéticas com o sistema operacional Kaspersky, que será anunciado oficialmente em 2021 e chegará em um smartphone chinês.

A proposta da empresa é atender aos executivos que necessitam que um aparelho que seja capaz de oferecer design bonito e segurança, seja para troca de informações confidenciais ou pagamentos.

Smartphone protegido

De acordo com a Kaspersky, o objetivo da empresa é criar um telefone seguro que seja quase impossível de hackear. O smartphone receberá funcionalidades mínimas, como um conjunto padrão de aplicativos e navegador próprio.

"[...] O aparelho poderá fazer chamadas e enviar SMS, terá seu próprio navegador com funcionalidades básicas e um conjunto padrão de aplicativos como despertador, calculadora e assim por diante ", ressaltou Eugene Kaspersky, presidente da empresa.

De fato não será um aparelho com muitos recursos, sendo destinado apenas para tarefas simples, com isso garantindo um maior nível de privacidade e segurança os usuários. Além disso, ainda não está planejado o lançamento de uma loja de aplicativos para o sistema operacional Kaspersky, sendo possível utilizar apenas os apps que vierem de fábrica.

No entanto, a Kaspersky não exclui o surgimento de uma loja de aplicativos no futuro: "Provavelmente, primeiro faremos a nossa própria e, em seguida, estaremos prontos para atrair outras lojas de aplicativos".

Leia também:

Lançamento

O lançamento dos smartphones baseados no sistema operacional Kaspersky está previsto para o segundo semestre de 2021. A fabricante será uma empresa chinesa, porém até o momento não sabemos qual será.

O valor do dispositivo não foi divulgado, mas acredita-se que seja algo em torno de US$ 300 a 350, aproximadamente R$ 1.600 na cotação atual do dólar e sem somar os impostos brasileiros.

Fonte: Gizchina.