A Kaspersky descobriu um aumento significativo no uso de malware projetado para coletar dados digitais dos consumidores, conhecidos como ladrões de senhas.

De acordo com os dados da Kaspersky, o número de consumidores alvo dos ladrões aumentou de menos de 600.000 pessoas no primeiro semestre de 2018 para mais de 940.000 durante o mesmo período em 2019.

O roubo de senha (PSW) é uma arma importante no kit de ferramentas dos cibercriminosos para sabotar a privacidade dos consumidores. Esse tipo de software malicioso captura dados diretamente dos navegadores da web dos usuários usando vários métodos.

Geralmente, isso inclui dados confidenciais, como detalhes de acesso para contas on-line, senhas salvas, dados de preenchimento automático e detalhes do cartão de pagamento.

Malware
Malware Azorult 

Além disso, algumas variantes desse tipo de malware são projetadas para roubar cookies de navegador, arquivos de usuário de um local específico (como a área de trabalho de um usuário) ou arquivos de aplicativo.

Nos últimos seis meses, o Kaspersky detectou altos níveis de atividade por ladrões de senhas na Europa e na Ásia. Com mais frequência, o malware tem como alvo usuários na Rússia, Índia, Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Um dos ladrões de senha mais difundidos foi Azorult multifuncional, detectado nos computadores de mais de 25% de todos os usuários que encontraram malware do tipo Trojan-PSW no período observado.

"Os consumidores modernos estão cada vez mais ativos on-line e, compreensivelmente, confiam na Internet para realizar muitas tarefas em suas vidas diárias", disse Alexander Eremin, pesquisador de segurança da Kaspersky.

"Isso preenche seus perfis digitais com mais e mais dados e detalhes e os torna um alvo lucrativo para criminosos, pois suas informações poderiam ser monetizadas de várias maneiras depois. Com o armazenamento seguro de senhas e credenciais, os consumidores podem usar seus serviços online favoritos com a certeza de que suas informações não serão colocadas em risco. Isso também deve ser suportado pela instalação da solução de segurança, já que nunca se pode ser muito cuidadoso".

A Kaspersky recomenda que os consumidores tomem as seguintes medidas para garantir que suas senhas e outras credenciais permaneçam seguras:

  • Não compartilhe senhas ou informações pessoais com amigos ou familiares, pois eles podem deixá-los inconscientemente vulneráveis ​​a malware. Nunca os publique em fóruns ou canais de mídia social.
  • Sempre instale atualizações e patches de produtos para garantir a proteção contra os mais recentes malwares e ameaças.
  • Use uma solução de segurança confiável como o Kaspersky Password Manager, projetado para armazenar senhas e informações pessoais com segurança, incluindo passaportes, carteiras de habilitação e cartões de pagamento.