A Samsung atualmente está trabalhando em sua próxima série de smartphoens topo de linha, a série Galaxy S, neste caso a linha Galaxy S21. Se olharmos para trás, podemos contar com uma nova linha com três modelos e em seguida um quarto que pode chegar com menos recursos e mais acessível.

Contamos com a chegada dos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra e, num segundo momento, um modelo S21 Lite ou S21 FE, como tivemos nas linhas Galaxy S10 e Galaxy S20. Já sabemos muito sobre os dispositivos de próxima geração e isso aumenta dia após dia, graças a novos rumores e vazamentos.

De acordo com o pessoal da SamMobile, a Samsung pretende incluir o recurso de desbloqueio através de voz em seus novos dispositivos. O novo recurso biométrico faz parte do assistente de voz Bixby e atende pelo nome de "Bixby Voice". Isso significa que os usuários poderão desbloquear seus smartphones simplesmente "falando" com a Bixby.

Um simples "Ei Bixby" será capaz de desbloquear os dispositivos da linha Galaxy S21. Esta não é a primeira vez que vemos isso, contudo o recurso foi removido sem aviso no passado. Provavelmente por ser naquele momento não tão seguro como se imaginava.

Bem, desta vez parece que a Samsung pretende trazer de volta o recurso através do Bixby Voice como uma opção biométrica completa, e os usuários poderão encontrá-lo nas configurações de segurança da tela de bloqueio.

Recursos novos em smartphones antigos

Por hora, não temos mais detalhes sobre esse recurso adicional de segurança, ou seria, insegurança?! Julgo o recurso não tão seguro quanto a senha ou a biometria por digital. Resta saber se uma pessoa com a a gravação de sua voz poderá desbloquear seu smartphone. O sensor de impressão digital junto com o bom e velho código PIN ainda é a melhor opção para proteger os dados do seu smartphone.

Dito isso, o Bixby Voice deve chegar como uma opção biométrica exclusiva para a linha Galaxy S21 num primeiro momento e futuramente deverá chegar para os modelos já disponíveis no mercado através de atualização da OneUI via OTA (Over the Air).