Após diversos vazamentos e rumores, a Google anunciou oficialmente a sua nova funcionalidade chamada Nearby Share. Trata-se de uma ferramenta com a mesma função do AirDrop da Apple. A função foi lançada inicialmente para os smartphones Pixel e Samsung, mas a empresa afirma que lançará a novidade para outros aparelhos Android nas próximas semanas.

O Nearby Share dá a possibilidade de compartilhar arquivos rapidamente com usuários de smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Desta forma, ficará mais fácil de enviar e receber aquela foto, vídeo, documento ou música que você ou o seu amigo deseja. O modo de transmissão será escolhido de forma automática com base na análise do estado das conexões, que poderá ser Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou WiFi ponto a ponto.

Ao selecionar o comando para transferência através do Nearby Share, o usuário irá ver uma lista de dispositivos próximos a ele. O grande problema nisso, é que você poderá receber arquivos indesejados dependendo da configuração de privacidade que estiver selecionada na ferramenta. Para isso, a Google disponibilizou opções para o usuário ficar "oculto", visível para "alguns contatos" ou "todos os contatos".

Ferramenta Nearby Share funcionando entre smartphones Android. Fonte: Google
Ferramenta Nearby Share funcionando entre smartphones Android. Fonte: Google

É interessante notar que há também a opção de compartilhar arquivos de forma anônima, não necessitando salvar as informações do contato antes de realizar a transferência.

O Google demorou para lançar esta ferramenta, mas antes tarde do que nunca não é mesmo? Agora só nos resta aguardar para que todos os dispositivos Android recebam a funcionalidade e fique mais fácil de compartilhar arquivos com nossos familiares e amigos.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!