O DxOMark, site especializado em fotografia, divulgou a análise completa da câmera do iPhone SE (2020), novo "baratinho" da Apple lançado em abril deste ano. Embora tenha apresentado um resultado satisfatório, este aparelho não surpreendeu e perdeu para diversos concorrentes.

O novo iPhone SE (2020), que traz um sensor principal de 12MP com abertura f/1.8 e estabilização óptica de imagem, conseguiu registrar 101 pontos, sendo 103 para fotos e 98 para vídeos. A equipe do site revela que ele entrega um conjunto decente, mas com algumas ressalvas.

Pontos positivos e negativos

A análise do DxOMark aponta que a câmera entrega ótimos níveis de exposição e contraste, oferecendo resultados precisos na maioria das condições de luz e, em alguns casos, sendo mais consistente que as fotos do iPhone 11.

As imagens internas e externas possuem uma boa faixa dinâmica, enquanto que "cenas desafiadoras de alto contraste mostram bons detalhes nos realces e sombras". Em lugares fechados, o iPhone SE (2020) fica em um nível semelhante ao do seu irmão mais potente, expondo bem o alvo da foto mesmo em contraluz.

Foto capturada pelo iPhone SE (2020)
Foto capturada pelo iPhone SE (2020) - Imagem: DxOMark

A equipe também destacou as cores, principalmente em ambientes externos. Quando comparado ao iPhone 11, o balanco de branco tende para o quente, mas ainda assim garante cores agradáveis. O smartphone conseguiu manter um bom equilíbrio de cores em cenários internos, oferecendo uma boa saturação e balanço de branco preciso.

Com relação ao autofoco, o iPhone SE (2020) registrou 96 pontos, se aproximando do Galaxy S20+. Segundo a análise, ele é bastante rápido, mas ainda apresenta algumas falhas em lugares com muito contraste ou contraluz, deixando as imagens sem foco.

Pelo fato da Apple ter incluído apenas um único sensor, as fotos com zoom ou modo retrato não tiveram bons resultados. Quando o aparelho foi submetido a 5x de zoom e fundo desfocado feito por software, imagens com desempenho inconsistente e poucos detalhes foram exibidas.

O site também revelou que o iPhone SE (2020) sofre em lugares com pouca luz, apresentando falhas no foco automático, subexposição e excesso de ruído.

Em gravação de vídeos, este smartphone grava em até 4K a 60fps com resultados aceitáveis, entregando bons detalhes em ambientes internos e externos, ruído controlado, cores agradáveis e exposição precisa. Por outro lado, a estabilização de imagem ainda peca em alguns momentos e o foco automático não é tão preciso, especialmente em ambientes com pouca luz.

Conclusão

No geral, o iPhone SE (2020) registrou uma pontuação igual ao do iPhone XR. O DxOMark concluiu a análise dizendo que ele é ideal para fotógrafos básicos, mas a ausência de sensores dedicados, como grande-angular e telefoto, por exemplo, dificultam o resultado final.