Na última quinta-feira (25), a Receita Federal apreendeu cerca de 4 mil smartphones na cidade de São Paulo, em uma operação conjunta com a prefeitura da capital paulista. Os shoppings populares que funcionam na região central da cidade foram os alvos da ação.

Essa operação, batizada como "De onde fala", uma referência ao termo utilizado ao atender uma ligação sem saber a origem da chamada, foi realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP), tendo como finalidade impedir a venda de smartphones novos sem nova fiscal, o famoso "mercado cinza".

Após um levantamento, a Receita Federal concluiu que as milhares de unidades apreendidas estão avaliadas em pelo menos R$ 8 milhões. Os agentes não revelaram informações sobre os modelos que foram recolhidos, mas olhando as imagens divulgadas, podemos notar muitos aparelhos da Xiaomi, como Redmi 8, Redmi 8A, Redmi Note 8, Redmi Note 9 e Mi Note 10 Lite. Caixas do TCL Semp Go! 3e também podem ser vistas.

Operação realizada pela Receita Federal em São Paulo

De acordo com a Receita Federal, a prática identificada na operação lesa as empresas de importação que atuam de maneira legítima, além de subtrair os empregos gerados por essas lojas e afetar os cofres públicos, deixando de entregar os impostos devidos.

Os responsáveis pelos smartphones vendidos sem nota serão enquadrados no crime de descaminho, uma prática contra a ordem pública para evitar o pagamento de impostos.

Recentemente, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) também apreendeu uma carga ilegal avaliada em R$ 1,54 milhão. O caminhão que transportava os produtos continha celulares da Xiaomi e outros itens eletrônicos.