O lançamento poderia ter acontecido alguns meses atrás, mas o surto de COVID-19 mexeu com os planos da Microsoft. Primeiro, a empresa teve que adiar o lançamento do Windows 10X - uma versão focada em dois monitores do seu sistema operacional.

Agora, novas informações trouxeram alguma esperança aos clientes que aguardam o smartphone com duas telas. O dispositivo Android Surface Duo está chegando no próximo mês. A empresa está fazendo todo o possível para garantir que o novo smartphone chegue antes da Samsung anunciar o Galaxy Fold 2 e, essa data já temos, 5 de agosto.

Já passamos do meio de junho, logo, podemos supor que o Surface Duo poderá ser anunciado em algum momento entre amanhã e o dia 5 de agosto, ou seja, nas próximas semanas. A Microsoft já criou o hype para seu novo dispositivo, agora seria uma boa hora para alavancar isso ainda mais.

A empresa ainda não anunciou nenhuma alteração em seus planos, isso parece decepcionante, mas temos que concordar que a pandemia da COVID-19 está forçando as empresas a fazer algumas mudanças drásticas nos seus cronogramas de lançamento. As coisas podem ser mais difíceis com um dispositivo que não é fácil de fabricar.

O Surface Duo é basicamente um dispositivo com duas telas, separadas por uma dobradiça de 360 ​​graus. Portanto, não temos telas dobráveis aqui, o que é um grande acerto, essa dobradiça proporcionará muita flexibilidade no uso diário.

O dispositivo terá apenas 4,8mm de espessura quando aberto e, portanto, 9,6mm de espessura quando fechado. Várias especificações do dispositivo já vazaram.

As telas possuem o mesmo tamanho, 2 painéis AMOLED de 5,6 polegadas com resolução de 1800X1350 pixels e molduras infelizmente maiores do que muitos gostariam.

O processador usado é o topo de linha do ano passado, o Qualcomm Snapdragon 855. Sim, sabemos que não é a melhor escolha, mas estamos em um ano que não vimos sequer o movimento da Qualcomm em lançar uma variante do Snapdragon 865, como fez ano passado com o 855 e o 855+.

E tem mais, esse é o ano em que muitos fabricantes já se manifestaram em relação ao preço do processador topo de linha da Qualcomm que, apesar de possuir o mesmo preço do topo de linha do ano passado, agora para comprá-lo, você também deve levvar o modem 5G, que soma dólares a equação.

Tanto que estamos vendo vários smartphones que deveríam chegar como topos de linha, recebendo o Spandragon 765, que é inferior em performance mas traz o modem 5G integrado, tornando as coisas mais vantajosas para os fabricantes.

Soma-se isso ao fato da Microsoft ter finalizado o design interno do Surface Duo antes do lançamento do Snapdragon 865, simplesmente não haveria espaço para o modem X55 5G, que é obrigatório para empresas que usam a plataforma 865.

O dispositivo possui 6GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno, não expansível. Há uma única câmera de 11 megapixels f/2.0 e sua bateria seria de 3.460mAh, eu ainda acho pouco para duas telas.

O dispositivo não traz suporte a NFC e nem carregamento sem fio. Espera-se o Android 10 com atualização para o Android 11. Além disso, ele suporta gestos de arrastar e soltar entre dois aplicativos em telas diferentes. No entanto, nem todos os aplicativos de terceiros suportam o recurso. Os desenvolvedores precisarão adaptar aplicativos para o Surface Duo.