Quando a Huawei apresentou a linha P40 em março deste ano, ela também mostrou algumas novidades da EMUI 10.1, como a assistente virtual "Celia" e novas animações para o leitor de digitais, por exemplo. No mês passado, a gigante chinesa revelou quais modelos seriam atualizados para essa versão, sem mencionar uma data específica para liberação.

Agora, sabemos que a empresa iniciou a distribuição da nova interface, pelo menos para o P30 e P30 Pro. No momento, essa atualização, que pesa 4,6GB e traz o patch de segurança de maio, pode ser baixada via OTA em alguns países da Europa, como Espanha, França e Alemanha.

EMUI 10.1 disponível no P30 e P30 Pro

Porém, se nenhum erro crítico for detectado pela Huawei durante a fase inicial de distribuição, um lançamento mais amplo atingindo outros países deve acontecer nos próximos dias ou semanas.

Quando a atualização chegar em seu modelo, antes de realizar a instalação, verifique a quantidade de bateria disponível para evitar desligamentos durante o processo, recomendamos no mínimo 50%. Como medida de segurança, também aconselhamos que você faça um backup dos seus dados.

Especificações do Huawei P30 Pro:

Este aparelho, que é vendido oficialmente no Brasil, possui uma tela OLED de 6,47" com resolução de 2340 x 1080 pixels, aspecto 19,5:9 e HDR10. Por dentro, temos o processador Kirin 980, aliado a 6GB ou 8GB de RAM e 128GB, 256GB ou 512GB de armazenamento interno UFS 2.1.

No departamento de câmeras, há quatro sensores na traseira, sendo o principal de 40MP, o secundário telefoto de 8MP, o terciário grande angular de 20MP e o quaternário ToF 3D. O pequeno entalhe em forma de gota abriga uma câmera dedicada à selfies de 32MP.

Para manter o P30 Pro ligado, a Huawei inseriu uma bateria de 4.200 mAh com carregamento rápido de 40W. Como recurso de segurança, existe um leitor de digitais sob a tela.

Huawei P30 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa