Não é de hoje que o setor de smartphones da Sony vem registrando prejuízos significativos, mas devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, esse cenário se agravou ainda mais. A gigante japonesa divulgou seu relatório de ganhos com relação ao primeiro trimestre deste ano, mas os resultados não são animadores.

Durante os três primeiros meses de 2020, a Sony conseguiu vender apenas 400 mil smartphones, o número mais baixo na histórica recente da marca. O relatório aponta que às vendas caíram 64% em comparação com o mesmo período do ano passado. A última vez que a empresa teve um crescimento anual positivo foi no segundo trimestre de 2017.

Vendas da linha Xperia no primeiro trimestre de 2020 em comparação com outros anos

O documento também fornece detalhes sobre o desempenho da Sony em 2019, revelando que a fabricante foi capaz de comercializar apenas 3,2 milhões de smartphones. Em termos de comparação, no ano de 2018 foram vendidos 6,5 milhões, enquanto que a "época de ouro" da marca foi registrada em 2013 e 2014, com 39,1 milhões.

Analisando os dados fornecidos pela empresa, vemos que a linha Xperia segue em declínio acentuado nos últimos três anos. Portanto, fica bem claro que a Sony precisará de uma nova "jogada" se quiser manter alguma relevância no mercado de smartphones.

Desempenho da linha Xperia nos últimos anos

Apesar dos prejuízos gerados por esse setor, a fabricante japonesa continua apresentando novos modelos, sendo o Xperia 1 II e Xperia 10 II os mais recentes, com vendas programadas para junho.

Este último é o novo intermediário da Sony que chega ao mercado oferecendo algumas características interessantes, incluindo certificação IP68, que garante resistência à água e poeira, processador Snapdragon 665 e câmeras traseiras triplas.