Antes de falar sobre as câmeras, tenho que dizer que a Sony segue entregando um design impecável, trazendo um smartphone lindo.

Nada mais justo de, agora, finalmente, trazer um conjunto de câmeras que de alguma forma faça não só uma homenagem às suas câmeras da série Alpha mas também traga funções agregadas ao conjunto de sensores presentes do smartphone.

Correndo contra a maré, a Sony não trouxe aqui câmeras de 48, 64 e muito menos 108 megapixels, muito pelo contrário. A empresa manteve a resolução de 12 megapixels em seus sensores, mas existe uma diferença, o sensor principal de 1/1,7" possui pixels de 1,8 µm e possui sensibilidade 50% maior que o sensor de 12 megapixels do smartphone anterior, o Xperia 1. Isso entrega por si só, melhor desempenho em condições de pouca luz.

As informações do "clique" podem ser lidos em apenas 10ms, enquanto um sensor de 108 megapixels precisa de 32ms para entregar uma saída de 12 megapixels e precisa de 100ms para entregar a imagem completa de 108 megapixels.

Essa velocidade permitir o disparo contínuo a 20 fotos por segundo com o AE e o AF ativos. O foco automático Dual Pixel dos sensores e o sensor 3D ToF ajudam a acompanhar o assunto, enquanto o hardware BIONZ X faz 60 cálculos AE/AF por segundo.

O AF ocular está presente, mas no Sony Xperia 1 II ele pode travar nos olhos de animais e nos olhos humanos, ao contrário do Xperia 1 original que fazia o foco apenas olhos humanos.

Além disso é possível usar 247 pontos de detecção de fase no sensor de imagem e 43.200 pontos do sensor ToF para fazer seus cálculos de foco automático.

As lentes ultra grande angular e telefoto também podem fotografar continuamente com AE/AF ativado, embora capturem 10 fotos por segundo com cálculos executados 30 vezes por segundo.

Falando das diferentes distâncias focais, a Sony faz uma analogia com a troca de lentes em uma câmera digital ao falar sobre a câmera tripla do Xperia 1 II.

Exmor RS e Bionz X são duas das tecnologias que estão embarcadas no Xperia 1 II

Com o zoom digital, a lente principal de 24mm pode ser usada como uma lente de 24-70mm, a ultra grande angular de 16mm pode variar entre 16 a 35mm e a telefoto começa nos 70mm nativos e pode alcançar 200mm. Isso faz com que o Xperia 1 II entregue uma maior flexibilidade para qualquer tipo de captura, seja de perto ou a distância.

Para entregar todos os recursos avançados de fotografia, a Sony traz o aplicativo Photography Pro e segue também com o Cinema Pro para gravação de vídeos.

O Photography Pro oferece os modos de prioridade disparo e abertura, além de vários controles manuais inspirados nas câmeras profissionais.

Este é o primeiro smartphone da empresa com lentes ZEISS. O fabricante de lentes alemão se destaca nas câmeras Alpha e Cybershot de ponta da Sony e, embora este não seja o primeiro smartphone a trazer lentes ZEISS, é o primeiro a usar revestimento anti-reflexo T*, o que reduz o brilho e também o efeito fantasma.

Agora só falta um detalhe, a Sony finalmente colocar o Xperia 1 II nas prateleiras. Fontes recentes dizem que isso pode acontecer já na próxima semana. Contudo, seguimos sem smartphones da marca no Brasil. Então para colocar as mãos em um desses, só importando.