Já temos mais de um ano de embargo comercial imposto à Huawei pelo governo americano. Contudo os números da empresa seguem firmes e até aumentaram em alguns segmentos.

A empresa parece ter usado a pedra no seu caminho, simplesmente para desviar e buscar outra direção para seus negócios, principalmente os de smartphones, apesar de ainda querer muito a parceria da Google.

A Google por sua vez também quer voltar a negociar com a empresa, mas até o momento nada de concreto foi definido. Enquanto isso a gigante chinesa segue utilizando seus próprios serviços e loja própria.

Além disso, já existem alguns vídeos sobre como utilizar os serviços do Google em smartphones da Huawei que chegam sem os aplicativos do Google.

Independente disso a Huawei segue entregando ótimo conjunto de câmeras, isso é inegável, contudo parece seguir fazendo uso de fotos que não são capturadas com seus smartphones para ilustrar campanhas ligadas a fotografia usando smartphones, seus smartphones.

Todo ano a Huawei lança seu concurso "Next-Image Awards" e esse ano não poderia ser diferente. Parte do anúncio inclui a exibição de algumas fotos que foram inicialmente rotuladas como tiradas com smartphones da Huawei.

Mas o que esperávamos que não acontecesse novamente, ocorreu, infelizmente para a Huawei, um fotógrafo notou e chamou a atenção para uma foto em particular que aparecia no vídeo promocional do concurso Next-Image Awards.

O usuário Jamie-hua, segundo colocado no Prêmio de Fotografia do iPhone em 2018, em seu perfil no Weibo, percebeu que uma das fotos usadas pela Huawei parecia familiar.

Depois de procurar mais detalhes, descobriu que a foto foi tirada por um fotógrafo que usava uma Nikon D850 DSLR e postou a imagem na plataforma 500px.

500
Foto: LIKE A DIMANOND no 500

Veja aqui a foto no 500:

https://web.500px.com/photo/292938269/LIKE-A--DIAMOND-by-%E8%8B%8F%E9%93%81-/


A Huawei se desculpou pelo que afirma ser simplesmente um erro interno. As fotos, diz ele, foram apenas "marcadas incorretamente" e que deveriam ser simplesmente legendadas como "tiradas da galeria da comunidade Next-Image", que permite a publicação de fotos tiradas com qualquer tipo de dispositivo.

Apesar do pedido de desculpas, isso ainda não explica por que a Huawei usaria fotos tiradas com outro equipamento para promover um concurso direcionado para uso de seus smartphones.