Hoje, a Huawei realizou uma conferência na China. No evento, a empresa anunciou uma série de novos produtos que foram lançados há alguns dias internacionalmente.

Mas, a gigante chinesa aproveitou a conferência e, também revelou alguns dados sobre seus números. O CEO da Huawei, Yu Chengdong, trouxe os resultados de 2019.

A Huawei mesmo com mais de 1 ano de embargo comercial imposto pelos EUA, alcançou uma receita de vendas de 467,3 bilhões de yuans (cerca de US$66 bilhões), o valor citado representa um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

Embora muitos possam pensar que o 5G é o principal negócio da empresa porque ela fechou vários contratos para entrega de infraestrutura 5G pelo mundo todo, nos segmento de smartphones a Huawei também se saiu muito bem.

Dito isso, as remessas de smartphones ultrapassaram 240 milhões de unidades. Em outras palavras, agora a Huawei retoma o segundo lugar no mundo.

Como é sabido, a Samsung segue na liderança no sesgmento. Além disso, as remessas de notebooks aumentaram cerca de 200% em relação ao ano anterior, as remessas de dispositivos inteligentes aumentaram cerca de 170% e as remessas de produtos de áudio inteligentes cresceram por volta de 200%.

Em 2019, as despesas de pesquisa e desenvolvimento da Huawei totalizaram 131,7 bilhões de yuans (cerca de US$19 bilhões), representando 15,3% das vendas anuais.

Além disso, no mundo existem cerca de 85.000 patentes efetivas, desses 90% são patentes de invenções. A Huawei detém 3.524 pedidos registrados de patentes no Instituto Europeu de Patentes, esse número torna a gigante chinesa a primeira em números de patentes. Isso por si só traz um certo conforto a fabricante, visto que recebe pelo uso das mesmas de maneira passiva.

Se não bastasse isso, segundo informações recentes, a Huawei está montando um novo departamento na Coréia do Sul e parece que entrará de cabeça no mercado de GPUs.

Atualmente, fabricante americana, NVIDIA domina o mercado de GPUs. Contudo, com seus departamentos de computação em nuvem e IA já encaminhados, a empresa parece estar dando mais atenção ao mercado de GPUs. Tanto que a Huawei parece estar sondando funcionários e supervisores da NVIDIA.

Acompanho este caso, EUA x China, desde o início do embargo comercial imposto à Huawei, isso já faz mais de 1 ano. E, como podemos ver, parece que a pedra colocada no caminho da empresa chinesa pelos EUA, fez com que ela mudasse de direção, buscando novas parcerias, criando soluções próprias entre outras coisas. A empresa só cresceu diante a adversidade.

Eu sigo torcendo pela Huawei. #TeamHuawei ;-)