De vez em quando encontramos casos de pessoas que instalaram sistemas operacionais diferentes em dispositivos que foram projetados para rodar outros. Agora, a nova "cobaia" foi o Xiaomi Mi 6, smartphone lançado em 2017, que foi visto rodando o Windows 10 x64 baseado em arquitetura ARM.

O sistema operacional instalado é uma versão completa, ou seja, é possível executar arquivos ".exe" e de outras extensões que normalmente rodam nos computadores.

Além de todas as otimizações feitas no software, essa instalação só aconteceu porque o Mi 6 traz o processador Snapdragon 835, chipset que também pode ser usado em computadores, uma estratégia adotada pela Qualcomm a partir do Snapdragon 820, no intuito de expandir às vendas de sua plataforma móvel.

Mi 6 rodando Windows 10 x64

A imagem que foi divulgada pelo MyDrivers mostra este aparelho após a instalação do Windows 10 x64, exibindo a tela que o sistema pede ao usuário que conecte um teclado para que seja possível concluir as configurações iniciais.

Infelizmente, não temos informações detalhadas sobre a instalação do sistema operacional da Microsoft no Mi 6, nem mesmo um vídeo mostrando todo o funcionamento. Ainda assim, é interessante vermos que um smartphone com mais de três anos ainda consegue executar uma versão completa do Windows 10.

Especificações do Xiaomi Mi 6:

Este aparelho possui uma tela IPS LCD de 5,15" com resolução de 1920 x 1080 pixels, aspecto 16:9 e vidro com proteção Gorilla Glass 4. Por dentro, temos o processador Snapdragon 835 octa-core com GPU Adreno 540, aliado a 4GB ou 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento interno.

No departamento de câmeras, há dois sensores na traseira de 12MP, sendo o secundário telefoto com zoom óptico de 2x. Todo o conjunto pode filmar em até 4K a 30fps. Quanto a câmera frontal, ela soma 8MP.

Para manter o Mi 6 ligado, a Xiaomi inseriu uma bateria de 3.350 mAh com suporte a carregamento rápido de 18W. Como recurso de segurança, existe um leitor de digitais posicionado no botão físico.

Xiaomi Mi 6 - Veja aqui a ficha técnica completa