No final de fevereiro, a Xiaomi liberou o Android 10 para o Mi A3, smartphone que faz parte do programa Android One do Google. No entanto, por conta de uma série de bugs, a empresa cancelou a atualização dias depois. O update foi retomado em março, mas não demorou muito tempo para que fosse novamente cancelado.

Agora, em sua terceira tentativa, a Xiaomi voltou a distribuir o novo SO móvel do Google para o Mi A3. Diversos proprietários começaram a relatar a chegada dessa atualização, que presumivelmente corrige os problemas encontrados nas compilações anteriores, embora ainda contenha alguns bugs menores, como a ausência da velocidade de 32s no app de câmera e falha nas sugestões de configurações.

A nova atualização também incluiu o patch de segurança de abril, que torna o sistema mais seguro contra ataques e invasões. Como era de se esperar, o Android 10 começou a ser liberado via OTA para unidades aleatórias espalhadas pelo mundo. No entanto, se dessa vez a Xiaomi não encontrar nenhum erro crítico que impeça a distribuição, um lançamento mais amplo deve acontecer nos próximos dias ou semanas.

Quando o Android 10 chegar em seu aparelho, antes de realizar a instação, verifique a quantidade de bateria disponível para evitar desligamentos durante o processo, recomendamos no mínimo 50%. Também aconselhamos fazer um backup dos seus dados.

Especificações do Xiaomi Mi A3:

Ele possui uma tela Super AMOLED de 6,09" com resolução de 1560 x 720 pixels, aspecto 19,5:9 e vidro com proteção Gorilla Glass 5. Por dentro, temos o processador Snapdragon 665, aliado a 4GB ou 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento UFS 2.1.

No departamento de câmeras, há três sensores na traseira, sendo o principal de 48MP, o secundário grande angular de 8MP e o terciário de profundidade de 2MP. O entalhe em forma de gota abriga uma câmera de 32MP.

Para manter o Mi A3 ligado, a Xiaomi inseriu uma bateria de 4.030 mAh com carregamento de 18W. Como recurso de segurança, existe um leitor de digitais sob a tela.

Xiaomi Mi A3 - Veja aqui a ficha técnica completa