Sabemos que os produtos da Apple são desejados por muitas pessoas, principalmente os iPhones. Por esse motivo, existem uma série de modelos falsificados disponíveis no mercado, que buscam atrair os consumidores desatentos ou até mesmo aqueles que não se importam em adquirir algo "pirata".

Isso é uma verdade principalmente na China, dado que o app Master Lu revelou que a pirataria usando o nome da Apple vem registrando números altos. Para quem não conhece, o Master Lu é uma plataforma de benchmark que retém alguns dados dos aparelhos, como modelo, resolução da tela e outras características do hardware. Portanto, se um dispositivo tenta se passar por iPhone mas apresenta um processador diferente, por exemplo, o app registra seu acesso.

De acordo com os últimos dados, entre março de 2019 e março de 2020, o iPhone 8 foi o smartphone mais falsificado na China, seguido pelo Galaxy W2018 e W2019, ambos modelos flip que são bastante populares naquele país. Outros celulares da Apple também foram listados, bem como alguns da Xiaomi.

Smartphones mais falsificados que passaram pelo Master Lu

Quando olhamos o aspecto geral, o Master Lu indica que 29,54% dos aparelhos falsificados tentaram se passar por algum iPhone, colocando a gigante de Cupertino no topo do ranking. A Samsung ficou em segundo lugar, somando 26,44%, enquanto que a Xiaomi conseguiu 9,83%.

O app de benchmark também revelou que a maioria dos celulares falsificados que foram analisados trazem o processador MediaTek MT6589, um chipset antigo lançado em 2013. Isso resulta em um desempenho muito baixo, uma característica padrão nesses dispositivos.

Portanto, fique sempre atento ao comprar um novo smartphone e fuja de modelos falsificados, afinal, apesar deles entregarem um preço consideravelmente menor, o hardware inserido é totalmente defasado e muitos apresentam perigo real, contendo baterias que podem explodir durante o carregamento.

Via