Ontem (24), a Huawei oficializou o Mate Xs, uma versão aprimorada do seu primeiro dobrável. Na mesma ocasião, a empresa também anunciou o novo MateBook X Pro, MatePad Pro 5G e a linha AirEngine WiFi 6.

Quase no fim do evento, Richard Yu, executivo responsável pelo setor mobile da marca, anunciou a data de lançamento da linha P40: 26 de março em Paris. Curiosamente, essa não é a primeira vez que a Huawei escolhe a capital da França para apresentar um novo smartphone, dado que tem sido assim desde o P20.

Renderizações apontam que o P40 e P40 Pro terão um "furo" no canto superior esquerdo para abrigar duas câmeras frontais. Além disso, na parte de trás existem cinco sensores, incluindo o ToF 3D. Alegadamente, o principal será um Sony IMX700 de 52MP, mas infelizmente ainda não há informações sobre o "poder de fogo" ou funções dos outros.

Alguns rumores sugerem que o P40 Pro possui uma tela OLED de 6,5". Por dentro, temos o processador Kirin 990, que segundo Richard Yu é consideravelmente melhor que o Snadpragon 865, e até 12GB de RAM. Para manter o aparelho ligado, espera-se uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 50W. Em software, a EMUI 10 baseada no Android 10 deverá ser instalada de fábrica.

Levando em consideração as proibições impostas pelos Estados Unidos, existe uma grande possibilidade da linha P40 chegar ao mercado sem os serviços do Google. Isso significa que a Google Play Store não poderá ser encontrada nativamente, bem como outros apps do Google, como Gmail, Youtube e Chrome, por exemplo.