Com os novos topos de linha da Samsung e Xiaomi lançados oficialmente, parece que novas informações vem para confirmar que a Huawei não seguirá a tendência das câmeras de mais de 100 megapixels.

Contudo, isso não quer dizer que não teremos novas tecnologias embarcadas nos próximos modelos da gigante chinesa Huawei.

A linha Huawei P40 é famosa por sempre trazer novidades quando o assunto é conjunto de câmeras. De acordo com os últimos rumores, o topo de linha da próxima geração de smartphones da Huawei pode vir equipado com o sensor Sony IMX700 de 52 megapixels.

Na batalha dos sensores parece que a Sony se sairá melhor que a Samsung caso os rumores se tornem realidade
Na batalha dos sensores parece que a Sony se sairá melhor que a Samsung caso os rumores se tornem realidade

Você pode estar se perguntando, mas isso é menos da metade da resolução do Galaxy S20 Ultra e do Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro. Mas existe uma peculiaridade neste novo sensor da Sony, além de trazer o mesmo filtro de cores RYYB que encontramos no Huawei P30 Pro, rumores sugerem que o Sony IMX700 adota um sensor com área de 1/1.33 com suporte para a tecnologia de classificação de 16 pixels (4×4).

Em outras palavras, enquanto o Xiami Mi 10 e Mi 10 Pro trazem uma solução quadpixels (2x2) e o Galaxy S20 Ultra traz um novo padrão de combinação de pixels 3x3, unindo 9 pixels para geral 1 pixels maior, o sensor da Sony presente no próximo P40 Pro, combinará 16 pixels para criar um pixels muito maior que o presente nos concorrentes diretos.

Renders mostram que o ressalto para abrigar câmeras traseiras será bastante comum em 2020
Renders mostram que o ressalto para abrigar câmeras traseiras será bastante comum em 2020

Teríamos um pixel de 4,48 μm no P40 Pro, enquanto temos pixel de 2,4 μm no Galaxy S20 ultra e um pixel de 1,6 μm no Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro. Portanto, de acordo com as informações divulgadas até agora, o próximo carro-chefe da série Huawei P40 deve ter uma vantagem sobre os outros dois aparelhos anunciados recentemente.

O tamanho maior de pixel único da Sony, de 4,48 μm, seria capaz de produzir melhores imagens em condições de pouca luz. Por fim, o P40 Pro também deve ser equipado com uma lente ultra grande angular de 40 megapixels, uma lente periscópica variável de 10x e um sensor ToF.

Já havíamos falado que a Huawei não entraria nessa guerra pelo "quanto mais megapixels melhor" afinal já sabemos faz tempo que uma excelente captação não se faz só da quantidade de megapixels entregue por um sensor. Muitas outras variáveis estão envolvidas na entrega da melhor foto.