A gigante chinesa, Huawei segue sendo atacada nos EUA, dessa vez a empresa está sendo acusada de extorsão e conspiração para roubar segredos comerciais nesta quinta-feira (13 de fevereiro), juntamente com duas de suas subsidiárias nos EUA, segundo o TWSJ.

As acusações são mais uma escalada à pressão do governo Trump sobre a gigante chinesa por questões de "segurança nacional".

As autoridades têm impedido a Huawei negociar com empresas americanas desde o início de 2019, temendo que o uso de hardware, ou dispositivos móveis da empresa possam ser usados para espionar as forças americanas.

Tribunal Federal (Brooklyn)
Tribunal Federal (Brooklyn)

A nova acusação foi apresentada em tribunal federal no Brooklyn, Nova York, e alega que a Huawei está se engajando em um esquema para roubar segredos comerciais e propriedade intelectual de seis empresas americanas de tecnologia, entre outros alvos. As cobranças estão relacionadas a reclamações feitas por empresas como Cisco, T-Mobile, Motorola e outras.

Segundo os promotores, os esforços da Huawei foram bem-sucedidos e obtiveram acesso a informações privadas relacionadas à robótica, tecnologia de antena de celular e código-fonte do roteador da Internet.

Os supostos crimes permitiram à Huawei cortar custos e acelerar a pesquisa e o desenvolvimento, dando uma vantagem injusta sobre a concorrência, disseram os promotores.

As acusações se baseiam em outras levantadas no início de 2019, quando o embargo comercial começou, acusando a Huawei de fraude financeira e violação de sanções entre EUA e Irã.

Em resposta às alegações, a Huawei as chamou de "infundadas" as acusções e disse que era motivada por temores de concorrência e não por ações erradas.

A empresa disse que as acusações de "extorsão" representavam nada mais do que "cortina de fumaça" de acusações civis de décadas atrás. A Huawei acrescentou que não espiona rivais e cumpre as leis do mercado global da melhor maneira possível.

O governo Trump impediu os fornecedores dos EUA de trabalharem com a Huawei e considerou remover a Huawei da rede financeira dos EUA, embora isso não tenha acontecido.

O governo também pressionou as empresas européias a parar de trabalhar com a Huawei também, mas não obtiveram sucesso. A União Européia não concordou com isso, votando no mês passado a permitir que os equipamentos da Huawei fossem usados ​​em partes não essenciais de sua tecnologia 5G. Trump segue #chatiado com isso.