Com o primeiro evento anual Unpacked da Samsung, ocorrido hoje, chegaram os novos Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra. Além dos smartphones da linha S20, foram apresentados o Galaxy Z Flip e também os Galaxy Buds Plus.

Mas o que chamou a atenção, foi a tecnologia e recursos incluídos nas câmeras dos novos Galaxy S20. Contudo um recurso que até então era indicado como sendo somente do Galaxy S20 Ultra, também está disponível nos outros dispositivos.

Além das fotos de altíssima resolução e a capacidade de gravar vídeos em 8K, o recurso que mais chamou atenção é o Space Zoom. O Space Zoom oferece aos usuários uma capacidade incrível de aumentar o zoom ao tirar uma foto.

Em comunicado a imprensa vindo da Samsung um trecho desvendou o mistério, veja:

Com a tecnologia Space Zoom do Galaxy S20, mesmo quando você estiver longe, você pode aumentar o zoom. Use zoom de até 30x no Galaxy S20 e S20+ com Space Zoom, nosso Super Zoom baseado em AI ou até 100x com Space Zoom, no S20 Ultra com zoom óptico híbrido de 10x.

Então, sim, teremos o recurso disponível para toda a linha S20, independente do modelo. Sendo que para o S20 Ultra, teremos um zoom com maior alcance. Além disso percebemos que o software de câmera está entregando transições mais fluidas entre as câmeras, tão boas quanto as que a Apple entrega nos novos iPhones.

Diferença entre as imagens é nítida. Temos uma perda considerável nos detalhes com 100x de zoom.
Diferença entre as imagens é nítida. Com base nas imagens capturadas durante a apresentação, temos uma perda considerável nos detalhes com 100x de zoom.

Independente disso, 30x de zoom nos modelos S20 e S20+ já me parece ótimo. Vale ainda lembrar que a resolução alcançada com o zoom de 30x entrega resultados mais nítidos que o zoom de 100x que durante a apresentação demonstrou entregar pouco detalhe e nitidez.

Ainda não sabemos se a câmera que possui 108 megapixels obteve melhorias em relação a presente no Mi Note 10. No dispositvo da Xiaomi, ao utilizar esse modo, perde-se HDR, estabilização e outras recursos que melhoram a foto no geral.

O jeito é aguardar novas informações a respeito desse modo de captura. De qualquer forma saber que temos a nova linha Galaxy S20 entregando imagens nítidas com até 30x de zoom me deixa ainda mais ansioso para testar os novos dispositivos.