Uma das tecnologias muito faladas durante o segundo semestre de 2019 e aguardada pelos usuários é a chegada de smartphones livres de entalhes e furos nas telas.

Estou falando inclusão das câmeras frontais sob a tela dos smartphones. Embora alguns protótipos já tenham sido apresentados, ainda estamos longe de vê-los no mercado.

Embora fabricantes como a Asus e Samsung, além da própria Xiaomi, tenham criado soluções que entregam smartphones praticamente livre de bordas, com câmeras flip e pop-up.

Agora, o vice-presidente da Xiaomi, Lu Weibing, não veremos um smartphone com uma câmera frontal embutida na tela no mercado tão cedo. Isso ocorre porque existem alguns desafios técnicos que precisam ser superados antes que isso aconteça.

VP da Xiaomi diz que câmeras frontais sob a tela podem demorar para se tornar realidade

Muitos já declararam que os resultados obtidos por essas câmeras estão longe dos padrões atuais do mercado. No entanto, poucos explicaram o que realmente contribui para isso.

Para desmistificar esse problema, o vice-presidente da Xiaomi diz que existem dois contratempos principais inerentes a esse tipo de câmera. Primeiro, há a densidade de pixels que as telas atuais têm.

De acordo com Lu Weibing, uma alta taxa de pixels por polegada impede que luz suficiente alcance o sensor. Quanto mais pixels uma tela tiver, mais difícil será a luz alcançar o sensor, o que nos leva ao segundo revés.

Em vista da luz insuficiente chegar ao sensor, a qualidade das imagens capturadas está longe de atingir a das câmeras atuais. Portanto, adotar essa tecnologia como é hoje seria um retrocesso para o mercado de selfies.

Até que esse tipo de câmera chegue ao mercado, os pesquisadores terão que encontrar uma maneira de fazer a luz passar pelos pixels das telas. Somente quando esse problema for resolvido, começaremos a ver essa tecnologia nas prateleiras.

Não sabemos quando isso pode acontecer. Pode levar meses ou anos para que uma solução para esses problemas seja encontrada.

Até lá, você deve considerar o seguinte. Você prefere um smartphone com uma estética impecável ou que suas selfies tenham boa qualidade? Talvez pensando assim sempre que um novo smartphone for apresentado, será fácil superar a ausência de uma câmera sob a tela.