Nossos celulares basicamente garantem hoje quase todas as necessidades que temos envolvendo a internet. Podemos cuidar de todas nossas contas, transferências e manutenção bancária através de aplicativos. Temos entretenimento variado na palma de nossas mãos, vídeos, redes sociais, música e jogos. Acontece que cada vez mais dependemos de internet para tudo nos smartphones. Além de funções básicas de câmera, chamadas e ferramentas diversas, um smartphone só se chama assim pela sua conectividade.

Sendo assim, uma conexão ruim pode significar não conseguir realizar algumas tarefas importantes, se comunicar via WhatsApp e Facebook e ainda podemos ficar sem música e jogos, já que hoje não é necessário mais manter arquivos de vídeo e música na preciosa me memória de nossos aparelhos, streaming é o suficiente. A enorme maioria de jogos mobile atualmente também implicam em conexão com a internet. Apenas jogos básicos e tão simples quanto Sudoku, Pinball e Tetris funcionam perfeitamente off-line.

E há jogos que vão ainda além, MOBAs para smartphones exigem uma conexão não apenas rápida, mas também estável, se tratando de jogos multiplayer competitivos, uma latência alta de rede implica em lags. Mas talvez o maior exemplo disso atualmente seja Free Fire, um game extremamente afetado por uma conexão instável.

Por isso compilamos uma lista de possíveis ações para ajudar na sua conexão, mas existem algumas particularidades para se melhorar uma conexão via Wi-Fi e uma conexão de dados móveis, por isso também dividimos as dicas em seções.

Conexão Wi-Fi:

1 - Não há muito segredo e nem muito a se fazer. Uma rede Wi-Fi possui sua própria velocidade de estabilidade que não depende do smartphone em questão. Mas é bem básico dizer que a distância entre o aparelho e o roteador é o principal fator que pode ser melhorado. Paredes também podem atrapalhar o sinal, lembrando que geralmente smartphones possuem menor potência de antena wi-fi do que computadores.

2 - Falando sobre Wi-Fi ainda, redes 5GHz tendem a ser muito mais estáveis e com menor latência. Sempre opte, se existir, por redes 5GHz para games, chamadas de áudio e vídeo e outras ações que são mais afetados pelo ping de rede. Vale lembrar também que redes 5GHz também possuem um menor alcance na maioria dos roteadores de frequência dupla.

Conexão por rede móvel:

1 - A intensidade do sinal também é o fator mais básico para uma qualidade de conexão. Redes 4G são sempre mais rápidas e com menor latência do que as 3G, contudo, existem situações em que estamos em lugares cujo sinal 4G é muito baixo, enquanto o sinal 3G é maior. A preferência automática dos smartphones é alternar para a rede com maior intensidade de sinal.

2 - Porém, constantes trocas de rede fazem com que sua internet móvel também fique caindo constantemente. Isso é particularmente problemático para qualquer atividade que exija uma conexão constante. Nas próprias configurações de rede no seu celular, é possível estabelecer um tipo de rede preferencial que para uma melhora imediata d conexão deve ser sempre a de maior intensidade. Se a rede 4G for a preferencial, mas seu sinal estiver baixo, o aparelho celular manterá constantes trocas de rede 4G/3G sempre que um sinal 4G aparecer. Selecionando a rede 3G como preferencial, sua rede deixará de cair ao preço de se contentar com menor velocidade.

3 - É ainda possível forçar manualmente que seu aparelho se conecte APENAS a um tipo de rede, forçando, por exemplo, uma conexão 4G que mesmo com sinal baixo não trocará em momento algum para uma rede 3G. Em contrapartida, se o sinal 4G sumir, seu aparelho ficará simplesmente sem sinal. Para isso, digite * # * # 4636 # * # * no teclado de ligação. Isso ativará um menu que deverá conter a opção Informações do telefone e então escolha sua rede no menu definir tipo de rede preferido. A opção LTE only fará com que seu celular se conecte apenas na rede 4G.

Dicas para todas conexões:

Mas independentemente do tipo de conexão que você está usando, algumas ações podem afetar positivamente o desempenho de rede do seu aparelho.

Apague o cache

Se a memória cache está muito saturada, isso acaba afetando todo sistema. É possível limpar os dados em cache nas configurações do aparelho, em "aplicativos", mas essa maneira manual implica em limpar app por app, enquanto há diversos aplicativos na Play Store e na App Store que já fazem isso por você.

Delete aplicativos não usados

Aplicativos diversos usam memória RAM em paralelo ou até mesmo dados de internet. Então sempre é recomendável minimizar a quantidade de aplicativos, principalmente de aplicativos simplesmente não usados.

Verifique aplicativos abertos

Enquanto se usa alguma função que requisite muito de seu aparelho e da rede, feche antes quaisquer aplicativos abertos em segundo plano, justamente porque eles estão consumindo RAM e podem estar consumindo dados.

Cuidado com VPN

Serviços de VPN e mudanças de região de rede podem afetar negativamente a latência de sua conexão. O mesmo vale para games cujos servidores não estão no Brasil, a latência alta é inevitável, e simular isso com VPN acarreta no mesmo problema.

Esse artigo lhe foi útil? Comente se conseguimos te ajudar!