Tudo indica que vendo a Royole, Samsung e Huawei apresentando seus dispositivos dobráveis e o que poderia acontecer com eles durante o uso, parece que a Xiaomi decidiu trazer um dispositivo com tela envolvente mas que não se desdobra.

A gigante chinesa Xiaomi hoje revelou completamente o que antes era apenas um dispositivo com tela curvada em pelo menos uma de suas laterais.

A revelação mostrou que estávamos errados ao achar que a tela só se curvava para a lateral do smartphone, agora temos um novo segmento de smartphones, o Mi Mix Alpha traz o chamado Surround Display, a tela que envolve completamente o corpo do smartphone, entregando ao usuário 180% relação tela/corpo, pois os 20% restantes estão lá em uma barra longitudinal ligeiramente deslocada para a esquerda, trazendo o conjunto triplo de câmeras, além de antenas e tudo mais que o smartphone precisa para funcionar.

E por falar em câmeras, não temos entalhe, câmeras giratórias e nem câmera pop-up, o conjunto triplo de sensores ficam atrás do smartphone, trazendo como sensor principal o ISOCell HMX de 108 megapixels da Samsung, f/1.7, outro sensor grande angular de 20 megapixels f/2.2 e um terceiro sensor teleobjetivo com 12 megapixels f/2.0 (2x de zoom).

A Xiaomi diz que o Mi Mix Alpha tem tela feita em uma única peça de vidro de safira, além de corpo de cerâmica e liga de titânio aeroespacial.

O design definitivamente é inusitado e futurista, mas a solução de tela na frente e atrás de smartphones já existe faz tempo. Você pode falar, mas nenhuma delas foi feita assim antes. Concordo, mas a que preço?!

Essa é a questão, ao pesquisar sobre o smartphone, que diga-se de passagem venho escrevendo aqui mesmo no Oficina da Net a tempos, percebi que durante a apresentação, o termo conceito foi usado várias vezes e ecoaram em todos os textos em diversos sites de tecnologia.

smartphones como o YotaPhone, Meizu Pro 7, Vivo NEX, Nubia X, Nubia Z20 e, incluo também o ZTE Axon M
Smartphones como o YotaPhone, Meizu Pro 7, Vivo NEX, Nubia X, Nubia Z20 e, incluo também o ZTE Axon M.
O problema está aí, quem está disposto a pagar pelo conceito? Certamente muitos, mas não o suficiente para justificar esse salto no futuro, pois de futurístico aqui só o design, pois desde o YotaPhone, temos telas secundárias traseiras. Incluo ainda, smartphones como, Meizu Pro 7, Vivo NEX, Nubia X, Nubia Z20 e, incluo também o ZTE Axon M que pra mim segue sendo o primeiro dobrável.

O objetivo deles todos sempre é o mesmo, entregar mais tela para o usuário. E o Mi Mix Alpha entrega o mesmo, funções que permitem utilizar o conjunto de câmeras traseiras para tirar selfies, fazer gravações de vídeo com máxima qualidade tendo o feedback de como o vídeo está ficando, além de atalhos e aplicativos que podem ser acessados na tela traseira enquanto você estiver com a parte de trás do smartphone voltado para si.

Acredito que hoje, enquanto esteja escrevendo esse texto, o Nubia Z20 seja o smartphone mais caro no mercado a trazer uma solução com tela na parte de trás do smartphone e, suas especificações, tirando a câmera, são praticamente as mesmas do Mi Mix Alpha.

Então pra que pagar quase US$3.000 em um smartphone conceito como o Mi Mix Alpha, ao invés de comprar um Nubia Z20 por cerca de US$700? Não faz sentido não é mesmo?

Xiaomi Mi Mix Alpha - Veja aqui a ficha técnica completa