Foi anunciado hoje pelo DXOMARK uma nova atualização, onde foi adicionado pontuações para Wide e Night. Foi acrescentado o Wide por conta da popularidade das lentes ultra-wide, que estão cada vez mais presentes nos smartphones. Já o Night foi inserido para avaliar as fotos noturnas, com os recursos de aprimoramento para situações em que há pouca luz.

A DXOMARK iniciou seus testes de câmeras nos celulares no ano de 2012, mas embora você possa pensar que não faz muito tempo, se paramos para considerar a evolução tecnológica que houve neste período, em termos de fotografia mobile, ocorreram grandes mudanças em um curtíssimo espaço de tempo. Devido a esse grande avanço, houve até a superação de várias modelos de câmeras tradicionais, fazendo com que cada vez se usasse menos ou até mesmo não se utiliza mais as câmeras digitais, centralizando a função no smartphone para qualquer atividade que necessite de captura de imagens.

A equipe da empresa vem realizando o monitoramento do avanço das tecnologias continuamente, para proporcionar a melhor adaptação, atualização e aprimoramento possível de suas metodologias e protocolos para a realização dos testes. No ano de 2017, por exemplo, houve a adição de testes para o modo de simulação de bokeh, para qualidade do zoom, para fotografias com pouca luz (até 1 lux) e fotos em movimento. Já no início deste ano, foi adicionado o protocolo de testes para Selfie para abranger o grande crescimento da popularidade das câmeras frontais.

Para a realização dos testes de lentes Wide, foi realizado pela equipe "minitestes" que contemplam todos os atributos de imagens para a câmera principal, incluindo exposição e faixa dinâmica, reprodução de cores, textura e detalhes, ruído da imagem e desempenho e precisão do foco automático. Foram realizados testes utilizando cenas cotidianas com variação de luz de 1000 lux a 50 lux.

Ranking analisando o critério
Ranking analisando o critério "Wide". Fonte: dxomark

Já para os testes noturnos, foram realizadas diversas capturas de imagens com pouca luz em cenas do cotidiano, incluindo paisagens da cidade a noite, retratos com pouca luz, fotos em condições muito baixas de luz (com flash, modo ativado, flash desligado e flash automático) e testes de modo noturno dedicado (caso o celular possua).

Ranking analisando o critério
Ranking analisando o critério "Night". Fonte: dxomark

Confira abaixo o novo ranking geral dos testes realizados com a adição das novas métricas.

Ranking geral. Fonte: dxomark
Ranking geral. Fonte: dxomark

Fonte: dxomark