Depois que a Samsung antecipou o relançamento do Galaxy Fold do dia 18 de setembro para sua Conferência na IFA 2019, dia 5 de setembro, uma das perguntas que muitos interessados em potencial no smartphone dobrável da Samsung, estão se perguntando sobre o suporte de aplicativos de terceiros para a exibição na tela dobrável do Galaxy Fold.

A Samsung certamente trabalhou bem para adaptar seus aplicativos ao dispositivo, mas o que acontece quando um aplicativo desenvolvido por terceiros é lançado sem levar em conta as especificidades dessa nova categoria de smartphones?

Para responder a essa pergunta, voltamos à própria Samsung, através de uma publicação em seu blog oficial. A empresa de Seul explica que trabalhou em estreita colaboração com o Google.

Galaxy Fold com Google Maps
Para que o suporte a dispositivos dobráveis ​​possa ser parte integrante do Android 10. E a nova versão do Android Emulator. Isso possibilitou a criação de ferramentas que permitiram a adaptação de centenas de aplicativos. Que já são capazes de aproveitar ao máximo os recursos do Fold. Como a transição automática da tela externa para a interna, alterando o layout e muito mais.

Entre os aplicativos suportados no lançamento, encontramos o Facebook, o Office 365, o Spotify, o Amazon Prime Video, o Twitter entre outros aplicativos que transitam na lista dos mais baixados da Google Play.

A Samsung também desenvolveu um sistema de teste remoto que permite aos desenvolvedores emular o Fold. Para testar o funcionamento de suas aplicações.

Galaxy Fold e seu emblemático wallpaper

Em suma, parece que ainda levará algum tempo antes de todos os principais aplicativos Android estarem prontos para suportar telefones dobráveis. No entanto, os esforços da Samsung e do Google deram um bom impulso ao desenvolvimento.