Segundo o jornal japonês Nikkei, fontes particulares teriam confirmado que a Apple está desenvolvendo uma nova versão da linha iPhone SE, a versão mais acessível do smartphone da maçã, para ser lançada em 2020 inspirada no iPhone 8 SE.

A Apple estaria tentando recuperar a presença no mercado intermediário de smartphones que tem perdido nos últimos trimestres, mantendo-se de fato competitiva só no setor de smartphones altos e top de linha. Mesmo nesse setor, no ano passado a empresa já perdeu posições para a Huawei e agora é ameaçada também pela Xiaomi. Com a renovação da linha SE, a Apple estaria garantindo maior relevância no contexto geral do mercado mundial de smartphones, se expandindo principalmente na China e Índia para competir contra Huawei, Samsung e Xiaomi nesse setor médio em que hoje não tem presença.

SE

Segundo o jornal japonês, o aparelho está em desenvolvimento com tela LCD e deve contar com a maioria dos componentes que integrarão os iPhones que serão apresentados amanhã, 10 de setembro.

Outro site já havia também lançado a possibilidade de retomada da linha SE, o EDN publicou a hipótese no começo do ano e corrobora agora com o Nikkei, exceto que o site ainda afirmou que o novo modelo traria tela LED, apenas uma única câmera traseira e 128 GB de armazenamento.

O Nikkei também fala em preço para que a Apple consiga voltar ao mercado asiático com força. Para ser competitivo por lá, o iPhone SE precisaria custar até US$ 299, cerca de 1.250 reais, sendo que o iPhone 8 SE já foi lançado a US$ 399, ou 1.680 reais. Ou seja, a Apple vai ter que fazer muito para conseguir isso. Ou melhor: ela precisa reduzir sua margem de lucro.