O pessoal da NeoWin conseguiu colocar as mãos no Huawei Mate X faz poucos dias, durante uma visita à sede da Huawei.

Especificamente, eles notaram que uma das especificações informadas anteriormente mudou, a unidade vista trazia processador HiSilicon Kirin 990. Além disso, as câmeras, que antes eram como as do Mate 20, agora são muito mais semelhantes às do Huawei P30.

Embora o Kirin 990 ainda não tenha sido anunciado, de acordo com os rumores anteriores, ele deve estrear com a série Mate 30, prevista para ser lançada, exatamente um mês a partir de hoje, dia 19 de setembro.

Kirin 990

Não temos muitos detalhes técnicos sobre o novo SoC da Huawei, exceto que será produzido pela TSMC com o processo denominado "7nm+", o primeiro da empresa baseado na tecnologia EUV.

Sabe-se também que o Mate X trará com certeza compatibilidade com a rede 5G com um modem autônomo, isso trará a capacidade de se conectar a células 5G sem antes passar por 4G/3G como o Mate 20 X. Mas, não está claro se ele já estará integrado ao SoC ou ainda será "externo".

A informação que nos chegou indica ainda que o novo smartphone dobrável terá suporte para gravação de vídeos em 4K a 60fps, um novo formato, até então só era possível gravar vídeos a 1080p a 60fps ou 4K a 30fps.

O Huawei Mate X passou por nova certificação pela TENAA. As melhorias na ficha técnica explicam o novo procedimento burocrático. Agora é aguardar para descobrir se essa nova mudança impactará em seu lançamento.