Os números de mercado representam o sétimo trimestre consecutivo de queda, ano após ano, para o mercado de smartphones.

Com 35,3 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2019, a Apple ficou atrás dos fabricantes de smartphones chineses Oppo e Huawei, além da gigante sul-coreana de eletrônicos Samsung.

Isso marca uma queda em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando a Apple vendeu 41,3 milhões de iPhones e ficou em terceiro lugar.

IHS Markit | Leading Source of Critical Information

O IHS Markit atribui parte da queda da Apple à falta de elasticidade em seus preços, principalmente em seus modelos mais antigos, tornando os dispositivos anteriores mais difíceis de serem vendidos, bem como o preço premium de seus aparelhos mais novos.

A Apple informou recentemente seu resultado fiscal do terceiro trimestre, às vendas de iPhones caíram 11,8%, embora outros segmentos de produtos como wearables tenham crescido.

Aproveitamos para listar abaixo, as empresas de tecnologia que estão dominando o mercado mundial de smartphones atualmente.

10. TCL-Alcatel

A TCL-Alcatel vendeu 3,8 milhões de telefones no segundo trimestre de 2019, respondendo por 1% do mercado mundial de smartphones. Isso representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior em relação ao segundo trimestre de 2018.

A empresa vende telefones como o Alcatel 1s e 1X, e a TCL comprou os direitos da marca de telefones móveis da BlackBerry em 2016.

9. Tecno

A Tecno posicionou-se à frente da TCL-Alcatel, com 3,9 milhões de embarques de smartphones no segundo trimestre de 2019. Assim como a TCL-Alcatel, isso também representou 1% do mercado global mundial de smartphones.

A Transsion Holdings, empresa controladora da Tecno, diz que é uma das três principais marcas de celulares na África.

8. Motorola

A Motorola detém 3% do mercado mundial de smartphones no segundo trimestre de 2019, com 8,3 milhões de embarques.

Nos últimos anos, a Motorola se tornou conhecida por sua linha de smartphones de baixo custo, como o Moto G7, que chega a US$ 300 e fez a lista dos melhores smartphones do mundo.

7. LG

A gigante de tecnologia do consumidor, com sede na Coréia do Sul, classificou-se como a sétima maior fabricante de smartphones do mundo, com 3% do mercado global de smartphones e 8,9 milhões de embarques no segundo trimestre de 2019.

A LG anunciou recentemente seu primeiro smartphone 5G, o LG V50 ThinQ, e brincou que pode ter um novo telefone de tela tripla para anunciar no próximo mês.

6. Vivo

A fabricante chinesa de smartphones Vivo conquistou o sexto lugar com 28,4 milhões de embarques de smartphones no segundo trimestre de 2019 e 9% do mercado mundial de smartphones.

A empresa anunciou recentemente que planeja expandir seus smartphones baratos da série Y para novos mercados no Oriente Médio e na África.

5. Xiaomi

A empresa às vezes chamada de "Apple of China" vendeu 31,9 milhões de telefones no segundo trimestre de 2019, representando quase nenhuma mudança em relação aos 32,1 milhões de unidades que entregou no mesmo trimestre do ano passado. Como tal, representa 10% do mercado mundial de smartphones.

A Xiaomi é conhecida por sua linha de smartphones Mi e Redmi, e rumores sugerem que a empresa lançará em breve uma versão 5G do seu celular Mi 9.

4. Apple

A Apple conquistou 11% do mercado global de smartphones, com 35,3 milhões de embarques no segundo trimestre de 2019, representando um declínio de 15% em relação ao ano anterior em comparação com o segundo trimestre de 2018.

A empresa deve lançar seu trio de iPhones de última geração em setembro, embora vários analistas não esperem que às vendas do iPhone voltem a crescer até que a Apple lance seu suposto iPhone 5G em 2020.

3. Oppo

A gigante do smartphone chinesa Oppo subiu para o terceiro lugar no segundo trimestre de 2019, com 36,2 milhões de remessas e 11% do mercado global de smartphones. Isso é um aumento de 13% ano a ano.

IHS Markit sugere que parte do crescimento da Oppo pode ser atribuída a suas parcerias com operadoras européias em meio a seus lançamentos de rede 5G.

2. Huawei

Apesar de estar na lista negra dos Estados Unidos, a chinesa de tecnologia Huawei manteve sua posição como a segunda maior fabricante mundial de smartphones.

A Huawei vendeu 58,7 milhões de telefones no segundo trimestre de 2019, registrando um aumento de 8% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Como resultado, reivindicou 18% da quota global de mercado de smartphones.

A Huawei deve lançar seu primeiro smartphone dobrável, o Mate X , em setembro.

1. Samsung

A Samsung segue liderando o mercado de smartphone, respondendo por 23% do mercado global. Ele embarcou 75,1 milhões de unidades no segundo trimestre de 2019, representando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A empresa lançou seu mais recente smartphone Galaxy S10 no início deste ano, em fevereiro, e acaba de lançar o Galaxy Note 10. Enquanto isso, o Galaxy Fold, seu smartphone dobrável segue sem data de relançamento definida.