Recentemente o site Strategy Analytics e Counterpoint revelou algumas de suas pesquisas mostrando dados sobre as vendas de smartphones no segundo trimestre deste ano que nos mostra nada mais do que o esperado.

Mesmo com a queda em seus envios de smartphones, a coreana Samsung e a chinesa Huawei vem tudo certo com o aumento e porcentagem de participação no mercado.

Segundo o Strategy Analytics, as vendas totais de smartphones caíram 2,6%, porém a Samsung obteve uma alta de 1,9% em seus envios, enquanto a Huawei enviou 1,7% mais celulares comparado ao mesmo período no ano passado. Já a Apple, infelizmente não ganhou, perdendo cerca de 0,7% comparado ao ano anterior. Estas porcentagens, em número de vendas, ficam da seguinte forma, a fabricante coreana vendeu 76,3 milhões de unidades enquanto a Huawei conseguiu chegar à marca de 58,7 milhões e a Apple vendeu 38 milhões.

Market Share Smartphones 2019

Marketshare Q2 '18 Q2 '19
Samsung 20.4% 22.3%
Huawei 15.5% 17.2%
Apple 11.8% 11.1%
Xiaomi 9.1% 9.4%
OPPO 8.6% 8.7%
Others 34.6% 31.2%
Total 100.0% 100.0%

Logo atrás da "maçã" já temos as fabricantes de smartphones Xiaomi e Oppo, com participação de mercado de 9,4% e 8,7% respectivamente (com leve aumento comparado ao ano passado). Entretanto, às vendas de smartphones da Oppo sofreram uma queda, ao passo de que a Xiaomi conseguiu se manter comparando o mesmo período.

Participação no mercado

A participação de mercado da Samsung está no momento em aproximadamente 20%, enquanto a Huawei fica com uma fatia de 16% e a Apple com pouco mais de 10%. Um fato interessante é que a HMD Global (Nokia) obteve um crescimento de 20% em suas vendas comparado ao mesmo período do ano passado, ficando em nono lugar no ranking global. Já a Lenovo atingiu um leve aumento em seu número de vendas, ao mesmo tempo que a LG passa por dificuldades para se manter estável em suas vendas.

Não estranhe o número da Realme com crescimento de 848% de crescimento nas vendas, pois a empresa lançou seu primeiro smartphone no segundo trimestre deste ano.

Fonte: Strategy Analytics