A Huawei soltou um comunicado recentemente acerca de seu smartphone dobrável, o Mate X, para a CNBC e para o Wall Street Journal. Nele é dito que haverá um atraso para o lançamento de seu novo celular, agora a previsão para lançamento é para o mês de setembro (anteriormente havia sido dito que seria em junho). Segundo a fabricante chinesa de smartphones, isso se deve ao fato do fracasso do lançamento do telefone Galaxy Fold, desenvolvido pela Samsung e lançado no mês de abril. Nesta ocasião, o envio de diversas unidades foi atrasado sem previsão de entrega após relatos de dispositivos quebrarem em questão de dias.

Um porta-voz da Huawei disse à CNBC:

Não queremos lançar um produto para destruir nossa reputação

Mas acredita-se que esse não é o real motivo do atraso e sim a proibição do comércio da chinesa dentro do território americano. Com a empresa na lista negra do departamento de comércio dos EUA, os fornecedores não podem vender e nem licenciar tecnologia alguma para a Huawei.

Celular Huawei Mate X
Celular Huawei Mate X

Não se sabe se o Mate X virá com o sistema operacional Android ou não, pelo fato de que ele havia sido lançado/anunciado antes da proibição nos EUA. Caso não seja possível, o celular poderá ser vendido com o sistema operacional próprio da Huawei que será lançado em breve. Um porta-voz da empresa disse à CNBC:

Se formos obrigados a fazer isso sozinhos, estamos prontos. Podemos fazer nos próximos seis a nove meses.

O Huawei Mate X foi inicialmente anunciado no mês de fevereiro e houve elogios por alguns como o dispositivo com tela dobrável mais promissor do mercado. Ele tem uma tela OLED única de 8", 8GB de memória RAM, suporte a 5G e custa aproximadamente US$2600.