Motorola One Vision vs Samsung Galaxy A9 - Batalha das Câmeras

Colocamos para duelar o Motorola One Vision contra o Samsung Galaxy A9, na Batalha de Câmeras, quadro aqui do Oficina da Net onde vai mostrar duas câmeras gravando ao mesmo tempo.

Por | @nmuller99 Smartphones Pular para comentários

Esse quadro aqui chama-se Batalha das câmeras. Sempre que tivermos oportunidade, faremos uma mini competição entre dois aparelhos similares, mostrando para você como eles se comportam quando estão gravando vídeos e tirando fotos sem edições, e principalmente expondo eles a diversas condições de luz onde geralmente acontecem os problemas que não são mostrados nos reviews em geral. Aqui não, na batalha de câmeras, é um ao lado do outro, gravando a mesma cena, no mesmo horário, com mesmas condições, quem se sai melhor vai ser o vencedor desse quadro.

Para começar, temos em mãos o Motorola One Vision duelando contra do Galaxy A9 da Samsung. Uma curiosidade aqui, o Motorola One Vision usa processador da Samsung, e o A9, usa Snapdragon. Louco né? Nas câmeras deles temos uma de 48MP abertura f/1.7, no One Vision, enquanto no A9 temos 24MP abertura f/1.7. Lembrando que os testes são feitos com a câmera principal traseira e principal frontal. No caso do A9, temos outros três sensores, dentre eles dois utilizáveis que falamos no final. Nas frontais, temos 25MP abertura f/1.8 no One Vision e 24MP abertura f/2.0 no A9.

Como funcionam os testes no Batalha de câmeras? 

Os testes são feitos lado a lado, com a câmera posicionada de forma vertical, testaremos vídeos em ambiente aberto, diurno e noturno, também em ambientes fechados, no estúdio e pela redação do Oficina da Net. No estúdio testaremos algumas condições de luz também. Tudo isso alternando entre câmera frontal e traseira. No final, vamos analisar a qualidade da imagem, cores, condições de captura, pixelização em pouca luz, contraste e comportamento durante as gravações, captura do som e claro estabilização de imagem.

Os testes em vídeo

Teste 1 - Estúdio câmera traseira

Na câmera traseira vemos boa qualidade de nitidez das imagens quando bem iluminado, tendendo um pouco mais para o One Vision. Quando o personagem está longe das luzes o fundo estoura mais no One Vision, porém ilumina mais o personagem no escuro. Enquanto o A9 deixa menos luz entrar, não estourando tanto o fundo, entretanto o personagem fica menos iluminado. No teste temos as cores do One Vision um pouco mais vibrantes, os brancos e pretos mais evidentes, mais contrastados. Notamos também o som muito melhor no A9.

Teste 2 - Estúdio câmera frontal

Na câmera frontal dentro do estúdio, podemos notar que os dois telefones pecaram para conseguir compensar a ausência de luz, quando estava longe dos holofotes e acabou queimando a parede do fundo justamente pela necessidade de iluminar mais a face. O One Vision aqui também mostra melhor nitidez, cores mais contrastadas, melhor iluminação do personagem, estourando o fundo.

Teste 3 - Ambiente externo diurno frontal

Neste teste podemos ver que as cores estão legais, sendo no One Vision um filtro de contraste um maior. O One Vision levou vantagem em relação a nitidez da imagem. Os dois aparelhos sofreram um pouco para balancear a iluminação quando o telefone estava contra o sol, o que é natural. Porém o One conseguiu iluminar melhor o rosto e mesmo o fundo sem distorcer tanto. Aqui ponto para o One Vision.

Teste 4 - Ambiente externo diurno traseira

No teste de câmeras traseiras ambiente externo diurno, podemos ver as cores equilibradas nos dois aparelhos. Nitidez muito próxima também, com larga vantagem de estabilização ótica para o A9 e mesmo resultado no balanço de iluminação quando a câmera fica exposta contra o sol.

Teste 5 - Ambiente externo noturno frontal

No teste noturno, ambiente externo larga vantagem para o Motorola One Vision que apresentou cores bem mais naturais, iluminação melhor, nitidez melhor.

Teste 6 - Ambiente externo noturno traseira

No sexto teste, notamos a mesma performance melhor de nitidez das imagens melhor iluminação, o que nos comprova que a Motorola fez um bom trabalho com modo noturno.

Galeria de fotos

Veredicto

Bem, no veredicto deste primeiro batalha de câmeras entre dois aparelhos com câmeras vai lá, similares, podemos notar que o One Vision da Motorola se saiu melhor em vários aspectos, principalmente em condições menores de luz. A estabilização óptica do A9 é muito melhor, como o som dele também. Além do A9 contar com mais 2 sensores traseiros utilizáveis, uma wide angle e também uma câmera zoom de 2x.

A versatilidade do A9 é maior, mas no sensor principal da câmera traseira e frontal, o Motorola One Vision consegue tirar melhor proveito entregando mais qualidade e cores mais fiéis. Sem falar que o Motorola One Vision custa atualmente entre 1500 a 1700 reais, enquanto o A9 varia na faixa de 1700 a 1900 reais.

Marca Motorola Samsung
Processador Exynos 9610 Qualcomm Snapdragon 660
GPU Mali-G72 MP3 Adreno 512
Memória RAM 4 GB 6 GB
Armazenamento Interno 128 GB 128 GB
Armazenamento Extra 256 GB 512 GB
Câmera Frontal 25 MP 24 MP
Câmera Frontal - Abertura F/1.8 F/2.0
Câmera Traseira 48 MP e 5 MP 8 MP, 24 MP, 10 MP e 5 MP
Câmera Traseira - Abertura F/2.2 e F/1.7 F/2.4
Câmera Slow Motion 720p@240fps
Vídeo 4K - 30 fps 4K - 30 fps
Display - Tamanho 6,3 6,3
Display - Tecnologia IPS Super AMOLED
Display - Resolução 2520 x 1080 2220 x 1080
Sistema operacional Android 9 Pie Android 8.0 Oreo
Bateria 3500 mAh 3800 mAh
Proteção IP68 Não tem Não tem
AnTuTu 150652
Peso 181g 183g
Som Estéreo - Dolby Atmos
Câmera - HDR
Câmera - estabilização ótica
3G
4G
5G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
3.5mm jack
Detecção facial
Barômetro

E aí, gostou deste quadro Batalha de câmeras, onde colocamos dois smartphones para competir com as câmeras? Comente.

Comentários
Minha foto
  • Minha foto
    Leonardo Moraes    •    3 dias

    Quadro top!

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal