Após muitas abdicações como, por exemplo, fotos em formato wide, a adição de vídeos e a possibilidade de fazer vídeos mais longos, o Instagram agora permite a possibilidade de postar em seu aplicativo IGTV vídeos na horizontal para a alegria geral dos criadores de conteúdo e usuários do serviço.

De acordo com o Instagram, essa medida foi para que "os criadores de conteúdo poderão se expressar livremente, no formato que preferirem".  O mais irônico é que no ano passado, o ex CEO do Instagram, Kevin Systrom, era a favor dos vídeos na vertical no IGTV dizendo "este é um novo formato, é diferente, temos que esperar que as pessoas o adotem e isso leva tempo".

Não se sabe exatamente o que levou inicialmente o Instagram a pensar que um vídeo na vertical daria certo já que todo o conteúdo na internet e fora dela é na horizontal em formato wide 16:9, talvez fosse uma tentativa (bem pretensiosa) de criar uma nova tendência. Porém, como a plataforma do IGTV nem receita gera aos criadores de conteúdo como o YouTube gera (apesar de ser pequena na maioria das vezes, mas gera), não tem motivos que levem as pessoas que fazem vídeos longos a ter o trabalho de adaptar a filmagem na horizontal para vertical (raríssimas as vezes que criam o conteúdo diretamente na vertical).

Video na vertical no aplicativo do Instagram
Video na vertical no aplicativo do Instagram

Muitos crêem que os vídeos verticais no IGTV já nasceram mortos, pois estamos em uma era que simplesmente as telas de monitores, telas no cinema e telas dos televisores são na horizontal. Se a justificativa é que a pessoa usa o celular na vertical, simplesmente não faz sentido já que muitos já assistem, por exemplo, ao YouTube e ao serviço de streaming Netflix com o celular na horizontal.

A rede social acredita que com essa novidade da possibilidade dos vídeos horizontais os usuários e criadores de conteúdo passem a utilizar mais a plataforma e finalmente ela ganhe público de fato.