Um sensor de impressão digital na tela do smartphone é um recurso de grande utilidade, e está presente em alguns dos melhores smartphones da atualidade. No entanto, o problema em trazer este tipo de tecnologia para dispositivos mais baratos consiste no fato de que o sensor de impressão digital é compatível apenas com telas OLED. E os custos que os displays OLED implicam não são muito pequenos, portanto, fica impossível para as fabricantes conseguir disponibilizar o recurso em smartphones que não sejam top de linha.

Para o sensor de impressão digital funcione, é necessário que a luz proveniente do painel OLED capture a impressão digital. O LCD não pode fazer isso, então implementar este tipo de sensor de impressão digital era impossível. Até agora.

Xiaomi irá lançar sensor de impressão digital na tela LCD em 2020

Sensor de impressão digital em monitor LCD
Sensor de impressão digital em monitor LCD

A Fortsense, uma empresa chinesa de tecnologia, conseguiu dar um passo adiante nessa questão, desenvolvendo com sucesso o primeiro sensor de impressão digital em um display  LCD. 

A equipe de P&D resolveu o efeito de exibição, bem como o efeito de imagem de impressão digital. Além disso, eles usaram uma abordagem baseada em um algoritmo para aperfeiçoar e reconhecer melhor a impressão digital no painel LCD.

Comparado com os scanners de impressão digital de tela OLED, a vantagem da impressão digital da tela LCD é que os custos serão muito menores. Atualmente, os painéis LCD são muito superiores aos painéis OLED em termos de produção e volume de vendas. Portanto, no futuro, smartphones intermediários e de baixo custo poderão usar essa solução para levar essa tecnologia às massas.

Sensor de impressão digital em monitor LCD
Sensor de impressão digital em monitor LCD

Data de lançamento

A impressão digital LCD no display será deverá passar por testes, pois os detalhes como precisão, velocidade, impacto da vida útil da bateria, ainda não são conhecidos. No entanto, esperamos que haja um grande número de smartphones, mesmo no segmento de entrada no próximo ano, uma vez que se torne mais acessível e confiável.

Em um post no site chines Weibo, um funcionário da Xiaomi disse que um smartphone com essa tecnologia em particular de custar menos do que RMB 2.000 (R$ 1.170). 

Fonte: 91mobiles