Tanto a Mi Band 3 e quanto a Amazfit Bip são wearables da marca chinesa Xiaomi e sucesso absoluto de vendas. Isso porque ambos são muito completos, quando comparados aos seus concorrentes, e ambos podem ser comprados por preços muito abaixo dos demais produtos que cumprem suas funções. Mas na hora de escolher, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual deles levar.

E essa não é uma comparação fácil, afinal, um é uma smartband e o outro é um smartwatch. Mas a verdade é que eles têm funções muito semelhantes e se destacam por várias coisas.

Diferença entre smartband e smartwatch

Para entender a diferença entre os dois wearables da Xiaomi, é fundamental entendermos as diferenças entre uma smartband e um smartwatch.

O que são smartwatches?

Smartwatches tem a aparência de um relógio normal, mas com recursos inteligentes. Esses dispositivos são emparelhados com um smartphone para executar suas funções principais.

O Smartwatch têm um display que simula um relógio real. Mas graças à sua tela sensível ao toque, muitos outros recursos são possíveis, como ler notificações, interagir com elas, usar os aplicativos instalados no próprio smartwatch ou escolher um modelo de relógio alternativo que se adapte ao próprio estilo.

O que é uma smartband?

Hoje em dia, as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes da necessidade de cuidar da sua saúde. Para além de uma dieta saudável, todos sabemos que os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde. E o monitoramento de suas atividades físicas é fundamental para se ter controle da própria saúde. É aí que a smartband entra.

A smartband é uma pulseira para rastrear as atividades físicas e a qualidade de sono. Ela conta com funções específicas, e é utilizada para medir passos de caminhada, distâncias percorridas, freqüência cardíaca, padrões de sono, etc.

A smartband transfere seus dados de usuário para um aplicativo, instalado no smartphone. Os dados, por sua vez, são usados ​​para monitorar os altos e baixos da saúde, e obter um melhor entendimento do bem-estar físico do usuário. Ela é muito útil para identificar problemas relacionados à saúde.

Afinal, qual a diferença?

Como você pode notar, ambos tem muita coisa em comum, mas o objetivo final delas é diferente.

Um smartwatch é um dispositivo multiuso, enquanto a smartband é usada especificamente para controle de saúde e atividades físicas. Os Smartwatches são projetados para usar a tecnologia para vários fins, como entretenimento e conectividade. Já as smartbands são projetadas para ajudar as pessoas a monitorar sua saúde e bem-estar.

No entanto, o smartwatche da Xiaomi também cumpre o propósito de uma smartband, já que ele também têm recursos como monitoramento de ritmo cardíaco.

Outra diferença crucial é que o smartwatches é mais caro do que a smartband, isso porque conta com mais recursos. É comum que as pessoas mais jovens optem pelo smartwatch, por questão de conectividade com redes sociais, enquanto uma smartband geralmente cumpre todas as necessidades de pessoas com mais idade.

Xiaomi Mi Band 3

A Xiaomi Mi Band 3 é uma smartband projetada para ser usada em todos os momentos. Sincronizada com o seu smartphone através de uma conexão Bluetooth, ela tem uma ótima capacidade de bateria, durando cerca de 20 dias.

Xiaomi Mi Band 3
Xiaomi Mi Band 3

Em relação às suas características, devemos destacar algumas importantes:

  • Tela AMOLED de uma única cor, que permite ver notificações, hora, medir o pulso, ver quem está ligando, etc. Tudo isso, mas de forma limitada.
  • Rastreamento de sono, pulso, calorias, atividade física, etc. Mas, ao contrário do smartwatch, a smartband não conta com GPS, portanto, é necessário carregar consigo o smartphone.
  • Submersível 50 metros. Embora você não conseguirá medir sua atividade enquanto estiver nadando, poderá usar tranqulidamente sua smartband, pois ela é resistente ao mergulho.
  • Design leve e moderno, sendo possível a troca de pulseiras.
Xiaomi Mi Band 3
Xiaomi Mi Band 3

É 100% em português e como a Amazfit Bip, é sincronizada com o app Mi Fit da Xiaomi e apresenta todos os seus dados de sono e saúde.

Xiaomi Amazfit Bip

O Amazfit Bip é um smartwatch com funções de smartband. A diferença aqui é que, pagando um pouco mais, você adquire vários recursos extras.

Xiaomi Amazfit Bip
Xiaomi Amazfit Bip
  • GPS - Você pode controlar corridas, passeios de bicicleta e outros exercícios com muita precisão, graças ao GPS (não há necessidade de carregar consigo o smartphone). Este é um recurso importante para os atletas.
  • Mais cores e espaço na tela - Graças a sua tela colorida, você pode mudar a interface da tela (watchface) além de poder acessar aplicativos através do relógio.
  • Mais autonomia: Com 45 dias de autonomia real, você até esquecerá que é preciso carregar a bateria.
watchface
Watchface

Se você precisa de GPS, a Amazfit Bip é a opção certa para você. Caso você não necessite de GPS, a Mi Band 3 pode ser mais confortável, e praticamente tem as mesmas funções, e também possui um sensor de frequência cardíaca integrado. A Amazfit Bip também é 100% em português, e é sincronizada com o Mi Fit. Ela tem resistência à água IP68, mas não é submersível a 50 metros como a Mi Band 3.

A única desvantagem é que um smartwatch é maior que uma smartband. Se isso não for um problema para você, talvez valha a pena, pois conta com mais recursos e não é muito mais caro.

Comparativo: Xiaomi Mi Band 3 vs Xiaomi Amazfit Bip

Xiaomi Amazfit Bip Xiaomi Mi Band 3
Dimensões 195 x 35 x 8 46.9 x 17.9 x 12
Peso 32 g 20 g
Cores Cinza, Laranja, Preto, Verde Amarelo, Azul, Preto, Verde, Vermelho
Tamanho 1.28 Polegadas 0.78 Polegadas
Tipo de tela OLED
Touch Screen Sim Sim
Resolução 176 x 176 Pixels 80 x 128 Pixels
Sensores Acelerômetro, Ritmo cardíaco, GPS Podômetro, Ritmo cardíaco
Tipo Polímero de lítio Polímero de lítio
Bateria 190 mAh 100 mAh
GPS Sim Não
Características do GPS GLONASS, Sim
Sistema operacional Android 4.4 (KitKat) Android 4.4 (KitKat)
Protocolos de conexão Bluetooth 4.0, LE Bluetooth 4.2