Como limpar a porta de entrada do carregador do seu smartphone

Seu smartphone não está carregando? A porta de entrada do carregador pode estar entupida. Veja como limpá-la com utensílios domésticos básicos, como ar comprimido, cotonete e até mesmo um palito de dente.

Por Smartphones Pular para comentários
Como limpar a porta de entrada do carregador do seu  smartphone

Uma palavra de advertência - prossiga por sua conta e risco

Primeiramente, advertimos que se você limpar suas portas muito agressivamente, poderá danificá-la, o que pode resultar em um smartphone que não funciona. O conselho descrito neste artigo é apenas para fins informativos, e você aceita todos os riscos. 

Se você for muito agressivo em sua limpeza, poderá danificar as conexões delicadas dentro das portas. Aceita isso? Boa. Então aqui estão as maneiras de limpar a entrada do carregador do seu smartphone.

Se possível, você deve tentar limpar sua porta de carregamento sem tocá-la, ou grudar qualquer coisa nela. A porta inclui pontos de contato delicados - pequenas tiras de metal - que o cabo de carregamento deve encaixar. 

Se os pontos de contato estiverem danificados, o carregador não funcionará, não importa o quanto você tente limpá-lo. Se as âncoras de ambos os lados ficarem danificadas, elas não poderão travar o cabo do carregador, o que é outro problema sério. 

A única solução após o dano é ter a porta de carregamento substituída por um profissional, o que vai lhe custar tempo e dinheiro. Portanto, a primeira regra é ser extremamente cuidadoso.

Isso também significa que uma das melhores opções para desobstruir a porta de carregamento do seu smartphone é usar uma lata de ar comprimido. Segure-o bem perto da porta, mas não muito perto, e não tente enfiar o bico dentro da porta, pois essas partes são muito delicadas. 

Pulverize o ar em rajadas curtas. Depois de soprar com cuidado o ar, aguarde alguns segundos e tente conectar o cabo novamente, verificando se ele foi detectado. Se o ar tiver desalojado poeira ou detritos presos na porta, seu carregador deve estar funcionando bem novamente.

Ligue o carregador e veja se funciona. Ainda não? Tente limpar a porta novamente, mas desta vez use uma lata de ar comprimido. Opções alternativas para a limpeza incluem o uso de palitos de dente, cotonete, grampo de cabelo ou uma pequena agulha. Você também pode usar esse método se o dispositivo estiver preso no "modo fone de ouvido", mesmo que nenhum fone de ouvido esteja conectado. 

Opção 2: Use um palito

Às vezes, uma lata de ar comprimido não vai é capaz de remover a sujeira completamente. Pode haver sujeira acumulada na porta que o ar não consegue capturar, ou uma partícula no interior que não pode ser facilmente removida. Além disso, você pode não ter acesso à essa ferramenta. 

Nesses casos, você pode tentar usar outras ferramentas. Lembramos que essa operação é delicada, por isso é importante ser o mais cuidadoso possível. Um palito de dentes é, na verdade, uma ferramenta adequada para isso, já que a madeira é mais macia e flexível que o plástico ou o arame.

Com um palito na mão e o smartphone desligado, encontre um local com ótima iluminação, como uma lâmpada de mesa. Insira levemente a ponta do palito na porta de carregamento e gire suavemente ao redor. Evite colocar pressão no palito; Se nenhuma partícula ou fuligem estiver se soltando, você pode exercer pressões mais leves para raspar suavemente. Mas com isso, você corre o risco de danificar a porta permanentemente.

Tente ficar longe das laterais da porta enquanto trabalha para evitar danificar as âncoras. Se você perceber que seu palito está pegando alguma sujeira ou removendo detritos, pare e volte para o ar comprimido, se possível. Teste o carregamento novamente, para verificar se está funcionando, e se não há nada errado.

Em vez de um palito, talvez você deva usar um cotonete achatado, pois ele poderá entrar na porta de carregamento e "grudar" mais a sujeira que lá está.

Opção 3: Procure uma assistência técnica

Essa é a opção mais sensata, quando nada mais deu certo. Um funcionário experiente saberá como limpar a porta de carregamento com segurança, e terá ferramentas profissionais que são mais capazes de fazer o trabalho (como pequenos aspiradores).

Se você não morar perto de uma assistência técnica autorizada da marca do seu smartphone, pode levar ele em qualquer loja ou empresa de reparos semelhante, especializada em dispositivos móveis ou equipamentos, pois eles poderão ajudá-lo. 

Sentindo-se irritado com todos esses problemas de porta do carregador? Verifique se seu smartphone suporta o carregamento sem fio, embora geralmente seja necessária uma conexão a cabo para um carregamento mais rápido.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias