Seu telefone sempre fica com pouca bateria no pior momento, não é? Mesmo se você sair de casa com uma carga de 100%, em algum lugar ao longo do caminho, o aviso de BATERIA FRACA aparece, geralmente quando você mais precisa do smartphone.

Embora essa situação às vezes seja inevitável, há algumas maneiras infalíveis de carregar rapidamente seu smartphone. Confira nossas cinco dicas abaixo para aliviar essa situação agravante.

Quando devo carregar meu smartphone?

o ideal para baterias Li-ion é mantê-las com 50% de carga ou mais na maior parte do tempo. Quando ela está com menos de 50 %, carregue um pouco, se puder. Um pouco algumas vezes por dia parece ser o melhor a fazer.

Mas não carregue até 100 por cento. Não será fatal para a sua bateria se você fizer uma recarga completa. A maioria de nós precisa fazer isso de vez em quando, especialmente quando é necessário ficar um período longe de uma tomada. Mas, se você carrega constantemente sua bateria até 100%, a vida útil da mesma pode ter uma redução.

Portanto, um bom intervalo para o carregamento de uma bateria Li-ion é de 40 a 80 %, de uma só vez. Tente nunca deixar a bateria ficar abaixo de 20%.

Calibragem de bateria

Os especialistas recomendam que você faça uma recarga total de zero a 100% da bateria (um "ciclo de carga") mais ou menos uma vez por mês. Isso recalibra a bateria. Para a bateria, seria como, para humanos, sair de férias! O mesmo vale para notebooks, por sinal.

Devo carregar meu smartphone durante a noite?

A maioria dos smartphones modernos são inteligentes o suficiente para parar de carregar quando a bateria está com a carga completa, então não há um grande risco em deixar seu telefone carregando durante a noite. Mas alguns especialistas recomendam que você evite deixar o aparelho conectado no carregador por um longo período, já que isso pode causar superaquecimento - o que prejudica as baterias Li-ion.

5 maneiras simples de carregar sua bateria do smartphone mais rapidamente

1. Opte por carregar na tomada

Embora conectar o smartphone ao notebook ou computador por meio de um cabo USB seja talvez a forma mais prática de recarregar, ele não oferece uma carga tão rápida quanto o carregamento diretamente na energia elétrica. Isso ocorre porque as portas USB geralmente são carregadas apenas a 0,5 amperes, portanto, o dobro do tempo para carregar o telefone do que o adaptador de energia de 1 ampères fornecido.

2. Invista em um carregador de alta potência

Com a dica anterior em mente, você pode até querer investir em um carregador com um poder ainda maior, como o carregador de 2,1 amperes que vem com um iPad (vendido  separadamente também).

A partir do iPhone 6 os carredadores são de 2,1 amperes, diferente do iPhone 5s e anteriores que puxam apenas 1,0 ampere.

Já carregadores como o turbo da Motorola, que possuem a tecnologia Quick Charge 2.0 ou até mesmo o Quick Charge 3.0, e chegam a 3 amperes.

3. Invista em um carregador portátil

Investir em um carregador portátil pode ser de grande utilidade nos momentos em que você não tem como carregar seu celular.

Outra alternativa são as cases carregadoras para iPhone ou as baterias externas para modelos Android.

4. Coloque o seu telefone no modo avião

Da próxima vez que você estiver carregando seu smartphone, certifique-se de colocá-lo no modo avião de antemão. Talvez você não consiga receber mensagens de texto ou chamadas enquanto estiver neste modo, mas não é recomendado usar o smartphone enquanto ele estiver carregando.

Além de gastar energia, demorando o carregamento, o aparelho esquenta muito, o que pode ser perigoso. Se possível, desligue o telefone completamente quando for carregar. Mas se não for possível, tente o modo avião.

5. Mantenha o aparelho resfriado

O calor prejudica seu smartphone e pode deixar o carregamento mais lento. Deixe o aparelho em um local fresco, protegido da luz solar direta. Evite espaços quentes e fechados, e dê preferência a locais ventilados. 

Vale também ligar um ventilador e direcionar para o smartphone enquanto carrega, ou deixar o aparelho carregando em um ambiente com ar condicionado.

Boa sorte com uma carga rápida!