Se você está a procura de um novo smartphone, e para você a qualidade da câmera é um fator muito importante, esqueça os megapixels. Afinal, tem muitas outras configurações bem mais importantes do que isso. 

Hoje, vamos dizer como saber se a câmera de um smartphone é boa. Desmantelaremos alguns mitos e falaremos sobre as especificações em que você realmente precisa olhar.

Saiba o que é importante para a câmera do seu smartphone

Esqueça os megapixels

Os megapixels da câmera não são o que determinam se a mesma é de boa qualidade ou não. Com base nos resultados da Pesquisa do Google, é perceptível que as pessoas ainda se enganam com o mito de que, quanto mais megapixels, melhor é a câmera.

A Sony foi uma das primeiras empresas a provar que mais megapixels não significam fotos melhores. A câmera do Sony Xperia Z5 tem 23 megapixels, mas compare uma foto tirada com ele e uma foto feita com um iPhone 6S Plus, que foi lançado também em 2015 e tem uma câmera de "apenas" 12 megapixels:

Câmera do iPhone 6S Plus (12mp) x câmerado Sony Xperia Z5 (23 pm)
Câmera do iPhone 6S Plus (12mp) x câmerado Sony Xperia Z5 (23 pm)

Na imagem acima você pode notar que a foto feita com o iPhone mostra detalhes muito mais nítidos, bem como cores mais vibrantes. O que realmente importa é o tamanho desses megapixels, pos isso vimos várias fabricantes reduzindo os megapixels sem perder a resolução ou os detalhes. Sim, é verdade que, se você tem uma quantidade enorme de megapixels, pode expandir muito o zoom sem perder qualidade, mas quer uma foto perfeita ou uma foto medíocre na qual possa ampliar o zoom? Você decide.

Leia também: 9 dicas para tirar boas fotos com smartphone

Abertura focal

Esqueça os megapixels e foque na abertura focal. A fotografia é leve, e quanto mais luz é capturada pelo sensor, melhores são as fotos. Procure aberturas, em geral, abaixo de f / 2.0, pois isso garantirá uma seção noturna livre de ruídos, já que o sensor não precisará forçar tanto o ISO - sensibilidade à luz - neste tipo de situação.

No entanto, não se deixe enganar pela abertura focal. O Google Pixel, por exemplo, tem uma abertura f / 2.0 e é uma das melhores câmeras que temos em Android. Em suma, procure o menor número possível na abertura focal.

Por exemplo, o novo iPhone Xs Max tem um conjunto de câmeras duplas (ambas 12 pm) com abertura F 1.8 + F 2.4. Já o Samsung Note S9, também com suas duas câmeras traseiras de 12 mp, tem lentes com abertura variável de f/1.5 ou f/2.4.

Câmera iPhone Xs Max X câmera Galaxy Note 9
Câmera iPhone Xs Max X câmera Galaxy Note 9

Entre os intermediários podemos destacar o Zenfone Z5, com seus 12 mp, tem abertura de F 1.8. O Moto G6 Plus tem 12 mp com abertura de F 1.7. E aqui lembramos que a abertura também não é tudo, pois na prática, com o conjunto de outras especificações, a câmera do Zenfone se sai melhor do que do aparelho da Lenovo.

Estabilização óptica e digital

De pouca utilidade ter os melhores sensores e um bom processamento se a câmera não tiver nenhum tipo de estabilização. Você já tirou uma foto borrada? Celulares sem estabilização ótica são extremamente sensíveis à menor vibração, por isso, se você não tem pulso de um cirurgião, mesmo nas melhores condições de luz, sua foto pode não sair completamente nítida.

Certifique-se de que o seu smartphone tenha estabilização ótica de imagem OIS, para que você obtenha imagens nítidas e imóveis. O Samsung Galaxy Note 8, por exemplo, tem OIS duplo, um para cada lente, assim fica difícil borrar uma foto.

VEJA: Dicas para tirar o melhor proveito do Google fotos

Fotos à noite

Chegamos ao ponto final, o mais importante para saber se uma câmera é boa, é como se saem as imagens feitas à noite. De dia, até mesmo um celular extremamente barato pode capturar imagens decentes. No entanto, assim que o sol começa a se por no horizonte, é quando podemos julgar se a câmera é boa mesmo ou não .

Hoje em dia, a maioria de smartphones top de linha, e até mesmo os intermediários, são capazes de fazer boas fotos quando a luz cai, e esta é a melhor maneira de verificar o quão boa é sua câmera. A foto não perde muito detalhes e não introduz muito ruído? Parabéns, você tem uma excelente câmera.