A próxima grande novidade no mundo tecnológico, ao que tudo indica, pode estar associado a biometria, fazendo com que as empresas abandonem soluções na parte traseira do smartphone ou mesmo no botão home do aparelho.

A novidade é que um grupo de pesquisadores coreanos desenvolveu um jogo de sensores de impressão digital que podem ser flexíveis e transparentes, podendo ser usado para medir a pressão feita na tela e também temperatura. O artigo sobre o assunto foi publicado na Nature Communications na terça-feira (3).

O sensor em questão foi criado por cientistas do Centro Samsung Display-UNIST no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coreia do Norte. No artigo eles explicam que grande parte dos sensores capacitivos de impressão digital utilizados atualmente nos smartphones são opacos, sendo que precisam ser escondidos sob alguma coisa.

Assim sendo, enquanto as fabricantes não apresentam aparelhos que possa esconder o sensor biométrico sob o display, a Apple conseguiu contornar a situação desenvolvendo um conjunto de câmeras de detecção de profundidade 3D, com o Face ID presente no iPhone X, por exemplo.

Conforme os estudos, o novo sensor "pode ser integrado com todas as formas transparentes de sensores de pressão táteis e sensores de temperatura da pele, para permitir a detecção de um dedo pressionando a tela".

Vale mencionar que o sensor não será capaz de medir a temperatura dos dedos dos usuários. O recurso foi confeccionado para garantir que existe temperatura naquela pressão feita no sensor, e assim ter certeza que não esteja sendo usada uma digital artificial para burlar a segurança dos usuários.

A ideia, claro, parece ser muito boa, apenas fico na dúvida em relação as pessoas que possuem as mãos frias. O sistema irá reconhecer como autêntica a impressão digital?