A terceira maior fabricante de smartphones do mundo, a Huawei está de volta ao mercado brasileiro. Aproximadamente três anos atrás, a divisão de celulares e smartphones da companhia acabou optando por não mais comercializar os seus produtos no Brasil, após a sua tentativa frustrada por aqui, isso porque a companhia acabou por disponibilizar somente os aparelhos de entrada, deixando de fora os top de linha.

Desta vez, a estratégia adotada pela empresa é diferente, inicialmente serão importados para o Brasil, os modelos mais poderosos da Huawei, no caso, o Huawei P20 e Mate 10. A empresa brasileira Positivo será a responsável por toda a comercialização e pós-venda, assim como também deve prestar serviços de assistência técnica da parceira.

Em um posicionamento oficial, Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade da Positivo Tecnologia, disse:

"Como informou a própria Huawei, falaremos mais sobre esse projeto conjunto no lançamento oficial do Huawei P20 no Brasil, no próximo trimestre. O que podemos dizer agora é que a reconhecidíssima em P&D e marca global Huawei vai juntar-se com a expertise da Positivo Tecnologia no ecossistema brasileiro para criar efetivamente uma parceria ganha-ganha e, assim, trazer benefícios consistentes aos consumidores locais. Vêm novidades aí, em breve."

Adam Xiao Ersong, chefe do segmento desenvolvimento de negócios mobile da Huawei, informou ao TeleSíntese "Quando viemos para cá da primeira vez, não éramos fortes o suficiente, e não tivemos boa experiência. Agora, entendemos que é a hora certa para trazermos os aparelhos premium".

P20
Huawei P20

De acordo com as explicações de Ersong, a comercialização dos produtos da Huawei no Brasil terá início já em agosto ou setembro deste ano, porém, não deu mais detalhes, como os preços a serem cobrados pelos aparelhos P20 e Mate 10.

Contudo, este projeto é inicial, o que significa que posteriormente a Huawei pode deixar de importar os aparelhos e investir na fabricação dos mesmo em solo brasileiro, assim que conseguir atingir uma margem de venda de 5 milhões de unidades de aparelhos por ano no Brasil, ou seja, quando conseguir dominar pelo menos 1% do mercado nacional com os importados.

Huawei Mate 10
Huawei Mate 10

No mercado chinês, atualmente a Huawei é a marca mais vendida e o P20 Pro, seu modelo top de linha mais recente foi eleito o smartphone com a melhor câmera do mundo, pelo DxOMark, ultrapassando aparelhos como Galaxy S9, Xiaomi Mi 8, Google Pixel 2 e iPhone X.

Em relação a preços acredita-se que cheguem um tanto quanto mais elevados do que o valor cobrado por eles nos Estados Unidos, como no caso do Huawei P20 e do Mate 10, que custam em média US$ 550, aproximadamente R$ 2,1 mil.

O que você achou da volta da Huawei para o mercado brasileiro? O que acha dos aparelhos top de linha da marca? Você tem interesse em comprar um dos dois modelos? Deixe seu comentário.

Huawei P20 - Veja aqui a ficha técnica completa

Huawei Mate 10 - Veja aqui a ficha técnica completa