De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, que foi publicado nesta semana, o Brasil já possui mais smartphones que habitantes. Os dados indicam que atualmente existem no país 220 milhões de aparelhos inteligentes ativados, sendo que a população do Brasil é de 210 milhões de habitantes.

Os dados em questão fazem parte da 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas. O levantamento ainda aponta que até maio deste ano o Brasil terá 306 milhões de aparelhos móveis em uso pela população.

Conforme o Estadão, em 2017 foram comercializados cerca de 48 milhões de aparelhos no país, mesmo com um terceiro trimestre representando uma queda.

O grande número de smartphones no país pode ser visto como um dado importante para as operadoras e fabricantes, já que o consumidor brasileiro parece estar mais interessado em planos competitivos e ainda busca uma troca do aparelho.

Brasil já possui mais smartphones que habitantes, diz estudo.
Brasil já possui mais smartphones que habitantes, diz estudo.

"As vendas são de reposição porque as pessoas querem ter o celular da moda. É um momento muito mais de escolha psicológica que tecnológica", disse Fernando S. Meirelles, pesquisador da FGV.

Ao que tudo indica, o Brasil deverá passar por uma estabilização do mercado de smartphones. Deste modo, a perspectiva das empresas apresentarem modelos que chamem a atenção dos consumidores deverá ser considerada, principalmente para atingir quem busca pelo primeiro aparelho.

O pesquisador considera ainda que com a evolução do mercado, os brasileiros irão começar a usar mais os smartphones do que os computadores, telefones fixos e ainda os aparelhos mais simples.

" Aí teremos um problema que é a necessidade de estoque de celulares mais simples para pessoas que não querem ou podem ter um smartphone", disse Meirelles.