Na terça-feira (27), imagens do OnePlus 6 vazaram no Twitter e mostraram que o novo modelo será mais um dos telefones a adotar o abominado entalhe no display. Logo após o acontecido, o cofundador da OnePlus, Carl Pei, deu uma entrevista exclusiva ao The Verge a fim de explicar o motivo da utilização, já que o público mais uma vez demonstrou-se infeliz com a escolha do detalhe.

Além de confirmar todo o visual visto nas imagens, Pei diz que o motivo da adoção do notch não é diferente do de outras empresas que fizeram o mesmo: a borda que fica na parte do display superior tem o objetivo de acomodar a câmera frontal juntamente do alto-falante para as chamadas. Dessa maneira, a empresa aproveita todo o espaço possível para acomodar a tela, ao mesmo tempo que não necessita ocupar todo o espaço superior para a câmera e alto-falante.

Imagens que foram vazadas no dia 27 do OnePlus 6
Imagens que foram vazadas no dia 27 do OnePlus 6

Segundo ele "o tamanho de um entalhe sempre depende da sua escolha como empresa", diz, acrescentando que o OnePlus vê o notch como algo que pode adicionar mais espaço na tela ao invés de tirar qualquer coisa. "O que estamos fazendo, essencialmente é mover toda a barra de notificação, dando aos usuários mais conteúdo na tela".

O detalhe no OnePlus será menor que o do iPhone X e maior que o do Essential Phone, que foi o pioneiro do notch. Isso porque não adotará os sensores de Face ID, ao mesmo tempo que não quer prejudicar câmera frontal nem a qualidade do fone de ouvido. O espaço também ajusta os sensores de proximidade e luz ambiente e a luz de notificação de LED, que foi solicitada pelos usuários.

Carl Pei também compartilhou que a OnePlus testou o aparelho com a notch com mais de mil aplicativos da Play Store, para que pudesse realizar todos os ajustes necessários para que o dispositivo não saísse prejudicado em termos de experiência de uso. A OnePlus deixa claro que não adotou o entalhe para fins estéticos, e sim para maximizar o espaço da tela.

O cofundador da OnePlus ainda acaba dando indícios que a parte frontal do OnePlus 6 pode acabar ficando bastante similar com a do iPhone X. Ele ainda comenta que os smartphones Android costumam ter uma borda na parte inferior que as empresas não estão removendo em seus lançamentos, fato que não acontece com o iPhone. A OnePlus pretende tirar essa borda ao anunciar o seu novo produto top de linha.

Por fim, este será o aparelho com a maior tela da empresa, e são esses os maiores detalhes que puderam ser compartilhados com o público. Sobre datas, não houve qualquer comentário, porém, os rumores apontam para um possível lançamento no final deste mês, quando a companhia realizará um evento para anunciar sua criptomoeda, mas nenhuma confirmação foi dada ainda.

Confira as especificações técnicas do OnePlus 6:

  • Tela AMOLED de 6,28 polegadas com resolução de 2280x1080
  • Processador Snapdragon 845 de 2.7Ghz
  • GPU Adreno 630
  • Câmera traseira de 20 MP + 16 MP com abertura de f/1.7
  • Câmera frontal de 20 MP com abertura de f/2.0
  • 6 GB ou 8 GB de memória RAM
  • 128 GB e 256 GB de armazenamento interno
  • Leitor de impressões digitais
  • Bateria de 3,450 mAh
  • Android 8.1 que pode ou não vir vestido com o SO Oxygen/Hydrogen