Na última quinta-feira (22), a companhia chinesa Vivo anunciou o seu novo topo de linha, o V9. O dispositivo chega com tela LCD de 6,3 polegadas com resolução 2280 x 1080 pixels, com processador da Qualcomm, um Snapdragon 626, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno.

Entre os destaques do dispositivo, está a presença do notch (entalhe) no topo da tela do aparelho, semelhante ao do iPhone X. A bateria do aparelho é de 3.260 mAh, seu sistema operacional é o Android 8.1 Oreo com interface nativa da Vivo, a Fountouch OS 4.0. O smartphone traz uma entrada tradicional para fones de ouvido.

Quanto ao sistema de câmeras, o dispositivo chega com câmera dupla na parte traseira, com um sensor de 16 megapixels com abertura f/2.0 e outro de 5 megapixels. Já na parte frontal, o aparelho conta com um sensor de 24 megapixels com abertura f/2.0.

V9
Dispoditivo é anunciado com diversos recursos de IA

O V9 é um aparelho intermediário que traz como diferencial um recurso de inteligência artificial chamado AI Face Beauty na câmera frontal. Este recurso faz uso do aprendizado de máquina para ressaltar a beleza real de cada pessoa, identificando textura, cor, tonalidade de pele e até mesmo a idade da pessoa que está sendo fotografada, sendo capaz de realizar ajustes de forma automática.

Inteligência Artificial

Além deste recurso da câmera frontal, a companhia optou por adicionar IA no reconhecimento facial, o AI Face Access, o que torna o processo de desbloqueio do smartphones ainda mais fácil, com a utilização da face. Já no que tange o desempenho do aparelho, o mesmo ganhou o reforço do AI Smart Engine, sistema capaz de aprender os costumes do usuário para organizar os aplicativos e o espaço disponível no disco.

Além disso, o aparelho também conta com o AI Attention Sensing, um recurso que automaticamente reduz o volume de notificações, assim que identifica que o usuário está olhando para a tela.

Com isso, o novo V9 traz um conjunto de opções para os usuários com a presença de IA. A Vivo não informou quando o seu novo aparelho chegará ao mercado, nem mesmo comentou sobre o preço do gadget. No Brasil, o aparelho não será lançado porque a companhia não atua por aqui. Contudo, nos mercados em que o aparelho for comercializado, chegará nas opções de cores, preto e dourado.