O governo do Rio Grande do Sul está com seus sites offline nesta manhã de terça-feira (08). O motivo das páginas estarem fora do ar foi devido a um ataque cibernético, incluindo os painéis de controle de mortes por COVID-19 e de vacinação contra a doença.

Em contato com o Palácio Piratini, o site G1 conseguiu algumas informações. Foi dito que "houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS". Além disso, acrescentou-se que todas as providências para a solução do problema já foram tomadas.

Ao pesquisar no Google pelos sites do governo do RS, é exibido a seguinte mensagem:

"Você caiu na hackeada [...] Como penalidade, todos os serviços online do Rio Grande do Sul vão pro saco."

Delegacia de Crimes Cibernéticos ainda não recebeu informações sobre o caso

De acordo com André Anicet, a Delegacia de Crimes Cibernéticos ainda não foi notificada oficialmente. Porém, o governo confirmou em nota que alguns de seus serviços foram afetados, mas não foi especificado quais em seu comunicado.

Segundo o site G1, os serviços de carteira de identidade, marcação de serviços no Tudo Fácil e consultas no Detran estavam fora do ar até aproximadamente 11:20. Confira abaixo a nota do Governo do RS sobre o ocorrido na íntegra:

"Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível."

Você está tendo problemas para acessar os serviços do governo do RS? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!