O Banco Central do Brasil (BCB) informou que houve um novo vazamento de chaves Pix. Desta vez, segundo o órgão de controle financeiro do Brasil, foram expostas 2112 chaves Pix. Entretanto, os dados expostos foram somente de uma instituição financeira, a Logbank.

Na notificação, o BCB diz que "apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência". A instituição informa ainda que os vazamentos ocorreram entre os dias 24 e 25 de janeiro.

O segundo vazamento em 1 mês

Este já é o segundo vazamento em menos de um mês, de acordo com a CNN Brasil. O primeiro ocorreu no dia 21 de janeiro de 2022, onde foram vazadas 160147 chaves Pix na instituição de pagamento Acesso. Antes destes dois vazamentos, ainda tivemos outro com 414526 chaves vazadas no dia 24 de agosto de 2021 no Banese (Banco do Estado de Sergipe).

Em todos os casos de vazamento, o BCB afirmou que nenhum dado sensível foi exposto. De acordo com o órgão, as informações vazadas foram o nome do usuário, CPF, o número da conta e a instituição financeira em que a chave Pix foi registrada. O Banco Central do Brasil diz:

"O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado".

Houve algum problema de vazamento de chaves Pix na instituição financeira que você é cliente? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!