Nos dias atuais tem se tornado cada vez mais comum o vazamento de dados pessoais na internet, como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento, nome da mãe, entre outros.

Com esses dados, os criminosos virtuais podem lesar as vítimas financeiramente. Se você soube que seus dados foram roubados, confira aqui 5 ações urgentes a serem tomadas para evitar mais danos.

Além das perdas financeiras, existem outros riscos quando você tem os dados roubados, como a queda na sua pontuação de crédito, uso de vantagens dos seus serviços e outros problemas com a sua identidade. Sem mais delongas, vamos a lista de ações urgentes quando seus dados vazam na internet.

1. Altere suas senhas

Mesmo contas que não foram violadas, elas podem acabar sendo comprometidas mais tarde, especialmente se você estiver usando as mesmas senhas em diversas contas.

Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a criar senhas fortes, mantê-las seguras e permitir que você as acesse quando necessário sem precisar ficar decorando todas elas.

2. Procure atividade suspeita

Acesse todas as suas contas, especialmente as bancárias, e procure atividades suspeitas. Isso pode incluir compras ou saques que você não fez, ou novas contas que aparecem no histórico do cartão de crédito.

3. Use a autenticação de dois fatores

Uma das melhores dicas, que você deve seguir não apenas quando seus dados são roubados, é a autenticação de dois fatores (também conhecida como "2FA" ou "verificação em duas etapas").

A autenticação em dois fatores é uma camada adicional de segurança para sua conta, e muitos serviços como Gmail e Facebook oferecem isso. Com a autenticação de dois fatores, sua conta on-line exigirá que você insira um nível adicional de identificação para acessar sua conta - como um código enviado para o seu telefone.

Com esse recurso, mesmo que os hackers obtenham seu seu e-mail e senha, eles não podem entrar em sua conta sem esse segundo fator de verificação de identidade, que será enviado para o número do seu celular.

4. Bloqueie seus cartões de crédito virtuais

Uma das principais ações a tomar quando se tem dados roubados é o bloqueio dos cartões de crédito. Isso é importante especialmente se você tem dúvidas de que dados de cartões possam ter sido vazados, como o número do cartão, CVC e data de validade. Com esses dados, criminosos poderão fazer compras online em seu nome.

Não há custo para bloquear seu cartão de crédito, e você pode fazer isso entrando em contato com a administradora do cartão ou pelo aplicativo. Ao fazer isso, mesmo que os ladrões de identidade tenham acesso a todos os dados do cartão, não será possível fazer compras.

A única desvantagem é que ele impede que você também o utilize. Mas em muitos cartões de crédito você pode solicitar um novo cartão de crédito virtual, com novos números.

5. Fique de olho nas birôs de crédito

Após ter seus dados vazados, é essencial estar atento e prestar atenção extra à atividade da sua conta junto às birôs de crédito. Acesse as suas contas junto ao Serasa Experian e Boa Vista SPC para verificar uma eventual queda no score oriundas de solicitações de crédito em massa que você não fez. Por fim, no caso do Serasa, vale a pena assinar o plano premium e bloquear o acesso ao seu score de crédito.