Não é de hoje que os sistemas operacionais sofrem com a existência dos vírus, malwares e trojans, ameaças que tem como objetivo infectar o aparelho e coletar informações ou alterar o funcionamento do dispositivo, tornando-o lento ou fazendo com que apareça vários pop-ups. Nesta semana um novo malware foi identificado no Android, sistema mobile que está mais vulnerável a brechas por permitir a instalação de aplicativos de fora da Google Play.

Sobre o novo malware

O malware infecta o aparelho a partir do momento em que o usuário instala no smartphone um aplicativo que possui códigos ocultos que simulam uma atualização de software do Android. De acordo com Shridhar Mittal, chefe da empresa de segurança Zimperium, "a aplicação é chamada de System Update e não tem como origem a Play Store, aparecendo na barra de notificações como se fosse um update do sistema".

Logo após ter sido instalado o falso aplicativo se torna oculto e inicia o processo de coleta de dados e informações que estão presentes no armazenamento interno, como número de contatos, imagens e demais mídias que são enviadas para os servidores do hacker. Além disso, o malware pode iniciar a gravação de voz, visualizar a localização, obter acesso à câmera e gravar chamadas, segundo informações.

Falsa notificação de update. (Foto: Reprodução).

Para reduzir o risco de ser detectado, o invasor reduz a quantidade de tráfego consumido, enviando miniaturas em vez de imagens inteiras para os servidores do invasor. Ele também coleta os dados mais recentes, incluindo localização e fotos.

Leia também:

Como se proteger?

Para proteger o aparelho é preciso evitar baixar arquivos de fontes desconhecidas e ter um antivírus instalado no smartphone, realizando varreduras de forma periódica a fim de encontrar e exterminar possíveis ameaças.

Fonte